Compartilhe

Ferramentas para fazer um bom planejamento estratégico para 2016

Fim de ano. É hora de fazer um balanço de como foi o ano que está chegando ao fim e dar início ao planejamento do próximo período. Este é o momento de rever objetivos e metas para fazer um plano estratégico que vai dar a direção que a empresa deve seguir nos próximos meses. Separamos seis passos para você colocar isso em prática no seu negócio. Preparado? Então vamos lá!

Missão, visão e valores

Antes de qualquer coisa, é importante saber o que é a empresa, qual o seu papel na sociedade, qual o objetivo do negócio e qual sua intenção para o futuro dele – onde e como você quer chegar lá. É por isso que o trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.

Esse deve ser o ponto de partida de qualquer planejamento, que deve ser sempre validado ao longo da existência da empresa e, quando necessário, revisto ou até mesmo refeito.

Análise 360° de oportunidades de negócio

As ideias são muitas, mas nem sempre conseguimos transformá-las em um produto ou serviço que seja lucrativo para o seu negócio. Por isso, é importante buscar uma “ferramenta de análise 360°”, pois, assim, você poderá verificar se sua ideia é viável ou não. Além disto, ela fará você analisar se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho do mercado é adequado e se sua ideia tem potencial de lucratividade e rentabilidade.

Análise SWOT

Chegou a hora de ser sincero e analisar cada ponto da sua empresa para elaborar um diagnóstico preciso – não só de como vai o seu negócio, mas também de como ele está inserido no mercado. A ferramenta da matriz SWOT é útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes (strengths) e fracos (weaknesses), e das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Com isso em mãos, é preciso traçar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

As 5 forças de Porter

Algumas vezes, focamos tanto em nosso negócio que esquecemos que a concorrência também pode influenciar nos nossos resultados. A ferramenta 5 forças de Porter pode ajudar você a fazer uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha de fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players.

Dessa forma, é possível analisar a competitividade do mercado em que sua empresa se encontra e determinar como está seu posicionamento e se algo precisar ser mudado.

Matriz BCG

Se a sua empresa oferta mais de um produto ou serviço, é provável que alguns deles sejam mais rentáveis que outros. A matriz BCG serve exatamente para o empreendedor saber quais são eles e analisar o que vale a pena manter e o que precisa ser reformulado. É um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.

Definição de metas para pequenas e médias empresas

Item básico de sobrevivência no mercado. É fundamental definir as metas da empresa para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia do negócio. É uma maneira simples de colocar em prática conceitos de gestão estratégica, deixando claros os objetivos, os indicadores e as metas da empresa.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Bares e restaurantes: 10 dicas de gestão

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!