Férias de verão: o que fazer sem gastar muito?
09/01/2018 - 15h
A chegada das férias de verão é o momento de relaxar e aproveitar os passeios com a família toda
As férias de verão são o momento ideal para muitos “frearem” a rotina profissional e aproveitarem o período para passar um tempo com a família, principalmente com as crianças. Passear ou viajar com os filhos pode ser uma experiência diferente, além de uma oportunidade de se surpreender com a companhia dos pequenos ou adolescentes.
De acordo com Maristela Gomez, que é diretora de uma empresa de turismo e mãe de três meninos, as crianças precisam se acostumar a estar fora de casa. “Viajar com elas é incrível e é um aprendizado, pois elas enriquecem nossa experiência. Apenas precisamos fazê-las em um ritmo diferente. Desde muito cedo, faço viagens com meus filhos para todos os cantos, no Brasil ou no exterior. O resultado é sempre surpreendente”, explica.
Em ritmo de férias
Para que todos fiquem confortáveis, a principal dica, segundo a especialista, é adequar o roteiro à idade da criança. “Até os seis meses de idade, viagens mais próximas são o ideal. Para que o passeio não seja um martírio para os pequenos, dê preferência a destinos próximos. E que possuam estrutura para atender às necessidades do bebê, tais como alimentação, tempo de sono, trocas de fralda, etc. Após esse período, os voos mais longos serão facilmente aceitos pelas crianças. Se a viagem envolver carro ou trem, o ideal é fazer paradas estratégicas”, pontua.
Já para crianças na faixa etária de dez a doze anos, o ideal é convidá-las a participar do cronograma, ou seja, pedir ajuda no momento de definir o roteiro e o destino do passeio da família. É uma maneira das crianças se verem envolvidas e valorizadas, pois sua opinião foi levada em conta nesse momento. “Opções mais exóticas, como praias incríveis, desertos ou lugares de atividades também são mais bem aceitos nesse período. A partir dessa idade, os voos podem ser mais longos”, diz a especialista.
Para aqueles que ainda não definiram que tipo de passeio fazer durante as férias de verão, o Blog Assaí Bons Negócios separou alguns roteiros – pagos e gratuitos – para inspirar sua família em diversas atividades. Confira as opções a seguir:
Dinossauros em alta
Eles já dominaram o planeta e, nos últimos anos, voltaram com tudo. Crianças, jovens e adultos se encantam com esses seres que já habitaram a Terra. Fazem verdadeiras “buscas” por locais onde possam apreciar e entender um pouco mais sobre como eles viviam.
Abrigando mais de quatrocentos animais, o Parque Zoológico de São Paulo foi inaugurado em 1958. Hoje, o espaço é o lar de mais de três mil e duzentos animais e criou uma área intitulada “O Mundo dos Dinossauros”. Para visitar o local, é necessário comprar o ingresso para acessar todo o zoológico, uma vez que não é permitida a visitação exclusiva à atração.
O espaço dedicado aos seres jurássicos abriga fósseis e réplicas de alguns animais. O destaque é o Tiranossauro Rex, de oito metros de altura. Consulta de preços e horários: zoologico.com.br.
Resorts e parques aquáticos
Eles são uma febre nas férias de verão e estão espalhados por todo o Brasil. Os resorts são sinônimo de muito divertimento, pois trazem opções de lazer para toda a família e oferecem conforto e luxo, aliados a uma programação apropriada para diversas idades.
Também muito procurados, os parques aquáticos ou espaços que oferecem a oportunidade da prática de esportes ligados ao ecoturismo ganham cada vez mais adeptos. Eles podem ser visitados em estados como Pernambuco, Goiás e São Paulo e oferecem uma estrutura completa para agradar as crianças de todas as idades, com diferentes formas de diversão. Em Goiás, os parques ainda oferecem águas termais.
Perto da natureza
Os hotéis fazenda são uma ótima opção para férias de verão mais tranquilas. Esse tipo de hotel fica situado em zonas rurais e tem como objetivo oferecer aos hóspedes uma experiência de estadia em harmonia com a natureza.
Além disso, eles são ideais para quem quer respirar ar puro, ouvir e ver os animais do campo e descansar com a família. Essa também é uma boa alternativa para passar os melhores momentos de lazer com as crianças fora das cidades grandes. Alguns chegam a disponibilizar minissafaris por espaços onde é possível apreciar animais como zebras, camelos, lhamas, entre outros.
Aproveite a cidade
Quando se trata de passeios com custo baixo ou mesmo que não custem nada, aproveitar os parques ainda é a melhor opção. Esses espaços oferecem entretenimento para todas as idades, inclusive para o melhor amigo do homem, o cão.
Para quem está em São Paulo, o Parque do Ibirapuera, um dos mais importantes e conhecidos pontos turísticos, é uma ótima opção de passeio. O local abriga uma ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. O parque também conta com lanchonetes, playground, quiosques, planetário e aparelhos de ginástica, disponíveis para quem gosta de praticar exercícios físicos.
Com muitos parques dentro da cidade, Curitiba é um destino urbano, mas oferece inúmeras atrações ao ar livre. Nesta época do ano, o clima é quente e os dias ensolarados, na maior parte do tempo. O Parque Barigui tem estrutura para andar de bicicleta, skate e patins, e um grande gramado na beira do lago. Outra opção que desperta o interesse das crianças é o Bosque Alemão, onde é possível fazer uma trilha ambientada na clássica história de João e Maria e ainda visitar a Casa da Bruxa, que funciona como uma casa de contação de histórias. Além desses, outros parques esperam o visitante, sempre com entrada gratuita.
Curtiu as alternativas para aproveitar as férias de verão com toda a família? Então compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares. Estar com você. Esse é o nosso negócio!