Aprenda a fazer uma queima de estoque de São João de sucesso!
02/07/2025 - 06h
Finalize a temporada de São João fazendo uma queima de estoque no seu negócio e ganhe dinheiro liberando espaço para novos produtos!
Períodos sazonais contam com produtos específicos que, por vezes, acabam parados no estoque, seja por uma expectativa equivocada da demanda ou pela data estar chegando ao fim.
Manter produtos parados no estoque pode ser prejudicial, já que, além de ocupar espaço, eles também representam uma perda de lucro para o comércio.
Uma forma de movimentar essa mercadoria encalhada e abrir espaço para renovar o inventário é fazer uma queima de estoque!
Quer saber mais sobre essa estratégia que estimula o capital de giro do seu negócio?
Então leia a matéria até o final e aprenda com os seguintes tópicos:
• Como organizar uma queima de estoque?
• Soluções criativas
• Precificação atrativa
• Marketing persuasivo
• São João Assaí: economize na sua festa julina comprando aqui!
Aproveite a leitura e compartilhe com outras pessoas.
Como organizar uma queima de estoque?
O primeiro passo é entender se uma queima de estoque faz sentido para o seu negócio.
Por exemplo, se são produtos da moda, atuais ou possuem um período de validade, mantê-los no estoque não será benéfico, já que a moda pode passar e o público pode perder o interesse ou, no caso de produtos alimentícios, estragar e precisarem ser jogados fora.
Nesse caso, incluir esses produtos na queima de estoque é uma excelente estratégia, pois, mesmo que o valor fique abaixo do esperado, vale mais a pena ter um lucro baixo do que nenhum.
Falando em moda, os produtos de São João também inovam anualmente, então, dependendo do item, ele pode fazer parte da queima de estoque.
Verifique o inventário inteiro para entender o que está parado na prateleira, principalmente itens em excesso ou grandes, fatores que colaboram para a falta de espaço no estoque.
Com essa lista em mãos, defina outras informações importantes, como:
• Qual será o período da queima de estoque? Começa e termina em que dia?
• O objetivo da campanha é vender o máximo de produtos possível, ganhar um valor determinado ou outra coisa?
• Plano de vendas para os funcionários
No caso de produtos de São João, o público-alvo passa por uma segmentação, afinal, nem todos os clientes estarão interessados. Portanto, analise também quais são os consumidores mais propensos a aproveitar essa queima de estoque.
Soluções criativas
Por se tratar de produtos específicos para uma data comemorativa, para criar uma queima de estoque bem-sucedida, é preciso usar a criatividade para atrair o público.
Alguns produtos podem ser usados de outras maneiras, além de festas e eventos.
Descubra como lendo a matéria Artesanato junino: reaproveitando a decoração em casa.
Incluir um cartão ou link com ideias de uso ao pacote do produto pode ser uma forma de estimular o interesse das pessoas e conseguir vender.
A precificação e a divulgação têm um papel fundamental que pode impulsionar ainda mais esse alcance! Continue lendo para entender os motivos.
Precificação atrativa
Todos gostam de pagar barato e economizar, não é mesmo?
A precificação é o coração de uma boa campanha de queima de estoque!
Para reduzir o valor sem prejudicar seu caixa, calcule os custos envolvidos na produção, logística, entre outros fatores.
Lembrando que ela precisa ser pensada para atingir as metas definidas no planejamento.
Aqui vai um exemplo prático para facilitar sua compreensão.
Supondo que você tem 50 peças de roupas xadrez no estoque e quer vender pelo menos 25 para liberar espaço no inventário, a precificação poderá ser a seguinte:
• Soma do custo da peça (R$ 40,00) + custos fixos (R$ 5,00) + taxas (R$ 3,00)
• Valor total: R$ 48,00 = paga os custos, mas não gera lucro
• Valor total simbólico com uma margem de lucro baixa: R$ 49,00
• Valor total atrativo com pequeno prejuízo planejado: R$ 39,90
DICA: use “preços psicológicos”, terminando em números quebrados, como ,91 ou ,88, para que os consumidores tenham a sensação de estar pagando ainda mais barato.
Criar kits é uma alternativa para agregar valor sem perder dinheiro! Então junte produtos parecidos ou que se complementam para fazer um pacote legal e atrativo.
Os descontos progressivos, também conhecidos como “leve 2, pague 1”, por exemplo, reduzem o valor unitário na compra de 2 ou mais produtos, incentivando a clientela a comprar mais e economizar.
Além disso, brindes e descontos de 50% ou mais para clientes frequentes também podem impulsionar as vendas e servir como uma estratégia de fidelização.
Marketing persuasivo
Por falar em clientes fiéis, eles devem ser os primeiros a saber das promoções de queima de estoque!
Seja por meio do número de WhatsApp, ligação, mensagem nas redes sociais ou e-mail, a clientela que compra frequentemente tem mais chances de ajudar no engajamento e até na divulgação da ação.
A divulgação do negócio precisa abranger os canais mais usados pelos consumidores.
Online: fotos e posts no site e nas redes sociais divulgando os produtos e valores com um layout bonito, chamativo e frases com chamadas de ação (“compre agora”, “venha aproveitar”, etc.).
Offline: banners e placas na loja física, carro de som, etc.
É muito importante que a comunicação expresse um senso de urgência, afinal, a queima de estoque é uma ação especial limitada, causando nos consumidores um gatilho de escassez, que funciona como uma motivação para eles na hora das compras.
Para atrair novos clientes, explore “provas sociais”, ou seja, depoimentos e opiniões positivas de clientes que já compraram e recomendam os produtos.
Fazendo isso, seu marketing estará no caminho certo para atrair um grande público!
Esperamos que essas dicas ajudem seu negócio a encerrar a temporada de São João com mais rentabilidade.
Leia também: Como retomar a rotina saudável pós-São João?
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Obrigado por ler até o fim! Até a próxima matéria do Blog Assaí.