Compartilhe

Estoque: nem de mais; nem de menos

A empresa que tem necessidade de fazer estoque para poder realizar melhor as suas vendas deve ter a atenção redobrada, no mínimo em relação a dois fatores: não podem faltar produtos; não podem sobrar produtos em demasia.

A função dos estoques é suprir as demandas dos clientes de maneira imediata. Entretanto, para se conseguir fazer isso sem desperdiçar grandes volumes de mercadorias, o planejamento é fundamental. É imprescindível ter os seguintes dados:

  • Previsão de vendas para os vários períodos do ano.
  • Previsão de compras necessárias para atender as expectativas de vendas.
  • Previsão do estoque mínimo - que estará representando o estoque de segurança - e que leva em consideração, entre outras questões, o tempo que a empresa tem que esperar para receber as compras realizadas e quando é o caso, também o tempo de produção.

Antes mesmo de terminar o período correspondente ao planejamento, seja, um mês, um trimestre, etc., acompanhe como as vendas estão se comportando e que outros fatores podem estar influenciando. Não deixe para pensar no problema somente após a sua ocorrência; caso perceba risco de sobrar em estoque mais do que o previsto, é preciso agir com antecedência e promover estratégias que ao menos minimizem o problema, ou seja, diminuam as sobras excessivas de estoque. Excessiva é toda a quantidade que ultrapassa o volume mínimo de estoque.

Um dos motivos pelo qual vale o esforço para efetivar os controles de estoque, é porque esta atitude contribui para que os lucros gerados nas vendas não fiquem por muito tempo retidos e desvalorizados nos estoques.

Você também pode
gostar de:

mesa com ingredientes para torta, um pedaço de torta e uma torta inteira - tortas salgadas - Assaí Atacadista

Aprenda 4 receitas de tortas salgadas saudáveis para saborear

Economize tempo e dinheiro com estas receitas de tortas salgadas saudáveis e práticas de fazer!

mulher e homem brancos jovens concentrados olhando para um notebook - período de experiência - Assaí Atacadista

6 estratégias para surpreender no período de experiência

Destaque-se no trabalho no período de experiência com dicas de como agir para impressionar e ser efetivado!

senhora negra empreendedora falando no celular em uma floricultura - sucesso do cliente - Assaí Atacadista

Sucesso do cliente para pequenos negócios: adaptando a estratégia

Torne seu negócio mais estratégico aprendendo ações focadas no sucesso do cliente!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!