Compartilhe

Esteja preparado para as despesas inesperadas

Em um mercado volátil e que muda a todo o momento, nem sempre é possível prever as consequências que novos cenários podem trazer para uma empresa. Eventualmente, essas oscilações resultam em problemas em um dos setores mais importantes do negócio: as finanças. Estar preparado para lidar com essas questões é fundamental para sobreviver às nuances do mercado e preservar o negócio.

O primeiro e o principal passo é saber administrar o caixa da empresa corretamente. Parece algo simples, mas muitos estabelecimentos pecam ao não ter um controle absoluto sobre cada operação financeira. Alguns erros comuns, por exemplo, são: não acompanhar os gastos com despesas fixas, não calcular corretamente o valor de venda dos produtos ou não saber administrar o capital de giro.

Outra maneira eficiente de estar preparado para as intempéries é montar um fundo emergencial, que pode ser a solução em momentos de instabilidade, caixa baixo e até mesmo diante do pedido de demissão de algum funcionário. Desta forma, é possível garantir o caixa necessário para a manutenção de equipamentos, reparos, pagamento de seguro e outros aspectos aos quais os negócios estão sujeitos.

Para que isso seja possível, é necessário investir em um planejamento financeiro bem estruturado. É esse planejamento que irá nortear as decisões financeiras da empresa, em assuntos que vão desde cobrir os gastos do cotidiano – como salários, impostos, estoque, logística etc. – até ter reserva para as situações inesperadas. Saber guardar parte do capital de giro ou, ainda, reinvestir parte do lucro na própria companhia é muito importante para a saúde financeira do negócio.

Entenda também a importância de definir as expectativas diante de seus resultados. Caso seja preciso, saber cortar gastos também faz parte do processo de evolução de uma empresa. Se a necessidade de dinheiro extra for muito recorrente, é sempre interessante reavaliar processos e verificar onde é possível diminuir custos para garantir que a operação se mantenha saudável. Procurar por sistemas ou modelos de planilhas que ajudem no controle e contar com a ajuda de especialistas na área é sempre válido.

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!