Especial final de ano | Quais as apostas do mercado?
21/12/2015 - 13h
2015 foi desafiador para empresários de diversos setores e o fim de ano não vai ser diferente. Apesar da expectativa de 7% de crescimento para o período de Natal, muitos empreendedores estão receosos com o resultado das vendas. Para contornar todas as adversidades, é preciso usar a criatividade e observar os hábitos de consumo dos seus clientes.
Investir nas categorias sazonais, como espumantes, panetones e carnes especiais, já é um hábito dos comerciantes, mas junto com esses itens vêm alguns outros ingredientes complementares que são mais baratos, mas nem por isso merecem ser deixados de lado na hora de incentivar seu consumo. Algumas famílias podem, por exemplo, optar por substituir o chester ou o peru por frango. Por isso, carnes mais comuns também podem ganhar um espaço diferenciado nas prateleiras.
Os ingredientes de receitas como farofa e maionese também podem ter destaque na hora de reforçar as vendas, assim como a prateleira de bebidas como vodcas e vinhos, sem priorizar apenas o espumante. Colocar chamadas nas gôndolas com sugestões de receitas de pratos ou até mesmo de drinks e acompanhamentos lembram seu cliente do que pode ser preparado durante as festas de fim de ano e melhoram as vendas do período.
A comunicação deve ser reforçada, como já é de costume, mas que tal usar blogs, redes sociais e sua base de contatos para estabelecer uma relação próxima com o seu consumidor e exibir todo o seu estoque e suas promoções para o momento? A tecnologia trabalha a seu favor, então não a deixe de lado!
Produtos menos óbvios também podem ganhar destaque. Durante as festas, a preocupação com a apresentação da mesa aumenta. Logo, dê destaque para artigos de decoração, como travessas, velas, utensílios e até mesmo odorizadores de ambientes.