Especial final de ano | Aposte em itens sazonais
21/12/2015 - 12h
Com a chegada das festas de final de ano, é preciso planejar a área de vendas com calma e atenção – tanto no que diz respeito ao estoque quanto no que se refere ao posicionamento de itens na loja. Com uma análise das vendas dos últimos anos, é possível planejar, por exemplo, a comercialização de carnes natalinas, panetones, castanhas e bebidas mais festivas. Os itens que vendem mais devem ganhar mais espaço e mais destaque na montagem da sua vitrine. Muitas pessoas criam setores especiais para os produtos sazonais. A prática é válida, desde que esse local seja de destaque. A vitrine, a entrada da loja e espaços próximos ao caixa, por exemplo, garantem o contato dos clientes com essas ofertas. Na hora de montar esses espaços, cuidado para não exagerar na dose e acabar prejudicando o tráfego dos carrinhos e o espaço nos corredores. Caso você monte ilhas, lembre-se de trabalhar com alturas medianas, para que todos os produtos possam ser alcançados.
É fundamental dar atenção a essa nova demanda, mas é preciso cautela para que produtos mais tradicionais e que têm um bom giro não sejam prejudicados. De nada adianta preparar a loja para as festas e esquecer o dia a dia do cliente. Mantenha a sua equipe de repositores atenta às vendas para que os produtos não sumam das prateleiras e você perca clientela. Frutas e verduras, por exemplo, são produtos que seguem com giro alto, independentemente da época do ano; logo, a qualidade do setor influencia a satisfação dos clientes.