Compartilhe

Em Tempo: Férias, descanso merecido

Depois de um ano de trabalho duro e correria, nada como poder tirar uns dias de folga, aproveitar a família e descansar. De acordo com a pesquisa Holiday Health Experiment (“Experimento de Saúde nas Férias”, em tradução livre), desligar-se alguns dias do trabalho e visitar novos lugares ajuda a diminuir a pressão arterial, o estresse e melhora a qualidade do sono. A pesquisa – feita pela agência de viagens Kuoni, em parceria com o instituto de saúde Nuffield Health – mostra ainda que os benefícios costumam se estender por, pelo menos, 15 dias após a viagem e, dependendo do caso, podem se prolongar por meses.

Porém, ao mesmo tempo em que trazem tantos benefícios para quem vai, as férias podem causar muita dor de cabeça para quem fica, especialmente aos gestores. Isso porque quando mal planejada, a ausência de um profissional pode resultar em sobrecarga da equipe e um gap na produtividade. De acordo com o especialista em Administração de Tempo e Produtividade e CEO da consultoria multinacional Triad PS, Christian Barbosa, o bom planejamento ajuda a organizar a rotina dos funcionários e, principalmente, evitar que existam acúmulos ou pendências que possam prejudicar a empresa.

Além disso, o planejamento ajuda a empresa a se programar em relação às ações necessárias para suprir a falta daquele profissional. "Quando o quadro é relativamente restrito, é normal ter alguns funcionários extras para cobrir esses períodos. Se isso não for possível, uma alternativa é a mão de obra temporária ou, ainda, o treinamento de alguém que possa desempenhar essa função como uma maneira de mostrar seu potencial”, exemplifica o Vice-presidente da ABRH-SP, Donizetti Moretti.

Soluções eficientes

Para evitar que a operação de seu mercado seja prejudicada pelas férias dos funcionários, o Empresário Paulo César Rocha de Souza encontrou uma solução prática e muito eficiente: contratar funcionários-chave que ajudam a cobrir as ausências da equipe. “Apesar de a operação não exigir, eu mantenho essas pessoas 'extras' para garantir que os processos permaneçam eficientes durante as férias. Elas aprendem um pouco de cada função e começam a ver a empresa de outra perspectiva, além de terem a oportunidade de conhecer a função com que mais se identificam”, explica o Empresário, cliente das lojas do Assaí no Itaim Paulista e em Guaianases há cinco anos e proprietário do Mercado Bueno, em São Paulo. Somado a isso, Paulo César conta com uma Gerente e um Supervisor para apoiá-lo nos momentos em que ele está ausente da empresa.

O empresário Francisco Eduardo também encontrou uma solução eficiente para as férias da equipe: proprietário do mercado Tem de Tudo – com duas unidades em Jericoacoara (PE) –, ele concentra as férias dos profissionais no período de baixa temporada, quando o movimento cai. Quanto às próprias férias, Francisco diz que ainda não consegue ter o descanso que deseja, mas que essa é uma das prioridades para os próximos anos. “Sinto falta de tirar férias porque há receio de deixar o negócio para trás. Mas, às vezes, é preciso descansar para cuidar do corpo e da mente”, acredita o Empresário, que conta com o auxílio do irmão (Gerente da empresa) para começar a programar suas futuras férias, sem preocupações.

Você de férias

Algumas dicas para você se ausentar da empresa sem medo:

1 - Crie processos. Muitos empresários e gestores não conseguem sair de férias porque vários processos estão centralizados neles. “Se esse é seu caso, seu trabalho é transformar as pequenas dúvidas, ou procedimentos do dia a dia, em processos documentados”, sugere Christian Barbosa, CEO da Triad PS. Assim, é possível descentralizar decisões.

2 - Tenha pessoas-chave. “É necessário investir em pessoas, treinamento e conhecimento para priorizar as coisas”, afirma Christian.

3 - Utilize períodos de feriado. Se estiver difícil se ausentar da empresa mesmo que seja por poucos dias, uma boa opção é iniciar as férias em um feriado prolongado para “perder” menos dias úteis.

4 - E-mail nas férias? É importante tirar um tempo para você e a família. Ainda assim, se achar necessário checar os e-mails, faça isso à noite, a cada dois dias, para não interferir no descanso.

Sua equipe de férias

Algumas ideias para planejar as férias da sua equipe sem erros:

1 - Esteja atento ao que estabelece a legislação e conheça todos os trâmites legais exigidos para garantir que os direitos do empregador e do empregado sejam cumpridos.

2 - Conheça em detalhes a sua operação e saiba em quais períodos do ano precisará contar com a maior produtividade da sua equipe – e deixe claro para os profissionais que aquele período não é propício para férias.

3 - Desenvolva uma compreensão mútua na empresa: seja claro com os profissionais em relação às necessidades da operação e, ao mesmo tempo, tenha um entendimento das necessidades de cada pessoa.

4 - Elabore um calendário de férias escalonadas para evitar que dois profissionais se ausentem no mesmo período. Além disso, esteja atento ao vencimento das férias, para que não seja pego de surpresa.

Fonte: Donizetti Moretti, Vice-presidente da ABRH-SP

Você também pode
gostar de:

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

caixas e gondolas com produtos na loja do Assaí Atacadista de Jóquei - BA

Serviços do Assaí: conheça as facilidades do atacado para você!

Conheça os serviços do Assaí Atacadista e venha fazer suas compras economizando!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!