É hora de divulgar o seu negócio
13/02/2017 - 16h
Com a facilidade que o MEI trouxe para legalizar os trabalhadores autônomos e donos de micro e pequenas empresas, aliada à crise financeira do país e à queda no número de empregos formais, esses negócios tiveram grande alta em 2016. Como alternativa para o desemprego, muitas pessoas resolveram investir o seu capital para trabalhar para si mesmas.
Mas, para manter essas empresas de portas abertas, é preciso ter planejamento, um bom plano de negócios e divulgação. Para divulgar uma empresa existem opções de alto e baixo custo, é só contar com a criatividade. Muitos donos de pequenos negócios pensam que a publicidade é como ir ao dentista: algo que você só precisa fazer a cada seis meses, mas essa divulgação pode ser responsável por uma visão positiva dos seus produtos e da sua reputação, aumentando as chances de fechar uma venda.
Veja algumas dicas para divulgar a sua empresa de maneira prática e sem grandes custos:
- Faça os clientes se sentirem especiais. Os clientes gostam de ser reconhecidos e cuidados especiais como um brinde de boas-vindas fazem toda a diferença.
- Crie cartões que os clientes queiram guardar. A maioria dos cartões de visitas é descartada algumas horas depois de uma reunião. Crie algo que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas.
- Participe de feiras e conferências. Você pode criar rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre o evento.
- Garanta seu espaço na mídia local. Reportagens geram mais credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de comércio, você só precisa de uma notícia nova e na hora certa.
- Faça-se presente na região. Crie panfletos e anuncie em um carro de som informações sobre seu negócio ou uma promoção especial. Chame os clientes para visitarem sua empresa, anuncie seus benefícios e diferenciais.
- Aposte na internet. A web tem um espaço especial para as empresas. Crie um site, página no Facebook e Instagram e não deixe de mantê-las atualizadas, com conteúdo relevante para o seu público. Sempre responda aos comentários dos clientes. Crie um perfil no Google e seja encontrado pelo seu público. O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para as empresas, o Google Meu Negócio, onde você pode criar um perfil para a sua empresa que aparecerá assim que as pessoas buscarem por você no buscador.