Compartilhe

Diferentes tipos de panelas e suas características

Dizem que panela velha é que faz comida boa, mas seria mais correto dizer que a panela certa é que vai garantir o sucesso do seu prato. Já sabe qual a panela perfeita para o seu prato que mais faz sucesso? Venha descobrir!

  • Panela de alumínio: perfeita para dourar carne e frango, mas não é recomendada para o preparo de molho de tomate ou qualquer outro ingrediente que seja ácido. É preciso muito cuidado na hora de lavar para não arranhar, pois ela pode soltar o alumínio e alterar o gosto dos alimentos. Por isso, evite esponja de aço. Para limpar o que ficou grudado, deixe um pouco de água fervendo para soltar o que sobrou no fundo da panela.
  • Panela de ferro: perfeita para caldos e alimentos refogados, que precisam de muito calor para ser preparados. Ela conserva a temperatura melhor do que os outros tipos de panela, por isso, também economiza gás. A manutenção dela exige alguns cuidados, pois pode enferrujar. Para evitar que isso aconteça, lave a panela e certifique-se de que está bem seca antes de guardá-la; dá até para deixá-la dentro do forno que ainda está quente depois de assar algum prato.
  • Panela de barro: muito usada antigamente, ela foi aos poucos sendo trocada pela panela de ferro, afinal, os dois tipos conservam a temperatura dos alimentos por mais tempo. A desvantagem da panela de barro é que ela precisa de muito cuidado para ser higienizada, para evitar a proliferação de bactérias que podem contaminar a comida.
  • Panela de inox: a mais popular atualmente, tanto pela praticidade quanto pela distribuição de calor; por isso, ela é ideal para a maioria dos preparos. O único cuidado é na hora de preparar os pratos que precisam de óleo quente, pois ela pode esquentar demais e fazer com que a comida passe do ponto.
  • Panela antiaderente: revestida com material antiaderente, é ideal para preparos que não precisam de óleo. É preciso bastante cuidado na hora de usá-la e evitar utensílios de metal, que podem riscar e remover a cobertura de politetrafluoretileno. Na hora de lavar, o ideal é evitar esponjas de aço e esfregar apenas com o lado macio das esponjas tradicionais.
  • Panela de vidro: muito higiênica, ela é ótima para o preparo de frituras, pois é transparente e dá para ver se as partes estão sendo fritas por igual. O ponto negativo é que ela não distribui o calor muito bem, podendo grudar ou passar do ponto.
  • Panela esmaltada: normalmente ela é colorida e a parte esmaltada não se solta na comida. O ideal é usá-la para preparos básicos como arroz.

Você também pode
gostar de:

pessoas com trajes de São João em uma festa - Assaí Atacadista - dicas de segurança

Dicas de segurança para um São João tranquilo e divertido

Confira dicas de segurança para curtir as festas e eventos do período de São João e curta sem medo evitando...

pratos com comidas típicas de São João e um chapéu de palha em uma toalha floral - Assaí Atacadista

Comidas típicas de São João: 50 receitas para o seu cardápio!

Crie um menu de São João recheado com as comidas típicas mais amadas da temporada! Confira dicas de receitas no Blog...

mulher negra empreendedora ao lado de um homem branco empreendedor ambos com os braços cruzados - Assaí Atacadista - parcerias locais

Parcerias locais: impulsione seu negócio durante o São João!

Faça seu negócio crescer e prosperar economizando tempo e dinheiro ao contar com a ajuda de parcerias locais com...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!