Dicas para ter sucesso em uma empresa familiar
09/12/2015 - 13h
Ter parentes como sócios pode ser uma boa ou uma má ideia. Para que uma empresa familiar tenha sucesso, o foco na gestão profissional, a preparação de um sucessor e a disciplina para que os problemas pessoais fiquem em casa são fatores importantes.
Confira algumas dicas do Sebrae para que esse formato de negócio seja um sucesso:
- Profissionalização: O fundador deve aceitar as sugestões da nova geração e trazer inovações para o ponto comercial. São mudanças que profissionalizam a gestão sem descaracterizar o que ele criou.
- Planejamento: A administração deve ser pensada a cada passo. Como toda empresa, é preciso analisar o negócio e fazer um bom planejamento para que possa haver crescimento.
- Sem privilégios: É fundamental que os parentes que forem contratados sejam tratados da mesma forma que os outros funcionários.
- Separe as tarefas: Para que sejam evitadas discussões com os familiares, opte por, preferencialmente, responsabilizar cada um dos membros por uma área específica da empresa.
- Divisão de gastos: Faça a separação entre os gastos pessoais e os gastos da empresa. Esse é o primeiro passo para que o fluxo de caixa seja eficiente.