Compartilhe

Dicas para quem deseja abrir um restaurante

Abrir um restaurante é o sonho de muita gente. Trabalhar com receitas criativas, aguçar o paladar dos clientes com diferentes sabores e temperos, ter um lugar agradável para receber as pessoas são metas que fazem parte do desejo de milhares de pessoas. Mas não é apenas com vontade que um negócio como esse tem sucesso. Da escolha do ponto às inovações no cardápio, abrir um restaurante requer muito planejamento, esforço, investimento e dedicação do empreendedor.

Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a tirar seu projeto do papel com segurança:

  1. Planejamento – Defina o perfil de seu estabelecimento, seu público-alvo e, principalmente, seu objetivo – por exemplo: abrir uma rede de restaurantes, investir em novos públicos, além de comida oferecer outros serviços. Isso vai ajudar no momento de criar as estratégias de seu negócio.
  2. Considere o investimento – Todo dinheiro empregado para abrir seu negócio (da verba para reforma antes da abertura aos gastos com salário de funcionários ou com conta de luz) deve ser considerado como parte dos custos. Isso proporcionará, com exatidão, o valor de gastos e lucros.
  3. Capital de giro – reserve um valor suficiente para sustentar o negócio durante, pelo menos, três meses – até que a empresa tenha lucro. Não programar essa necessidade pode levar o local ao fechamento antes mesmo de se estabilizar.
  4. Controle – Atente-se aos gastos com produtos jogados fora e outros desperdícios. Os custos com falta ou hora extra de funcionário, bem como outros pequenos gastos também precisam ser calculados. O controle diário de custo gera eficiência para o negócio.
  5. Conhecimento – Para investir em qualquer ramo, principalmente, no de alimentação, é preciso conhecê-lo. Invista em pesquisas, conversas com especialistas e com clientes de outros estabelecimentos. Busque as mais diversas fontes de informação e também de inspiração. Acompanhe o mercado e informe-se sobre tendências para agregar diferenciais para seu restaurante.
  6. Força no time – Valorize seus colaboradores, pois ter funcionários capacitados e motivados é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para tanto, mantenha a comunicação alinhada, ofereça treinamentos, garanta seus direitos trabalhistas e oportunidades de crescimento.
  7. Marketing – Divulgue seu restaurante por meio de redes sociais, anúncios publicitários, panfletos ou assessoria de imprensa. Realize promoções e parcerias para chegar a novos públicos e conquistar mais clientes.
  8. Segurança no trabalho – Tanto funcionários quanto clientes devem estar seguros. Ofereça aos colaboradores equipamentos de proteção individual, como luvas de malha de aço e óculos de proteção. O espaço do restaurante deve ter portas de saída de emergência com barras antipânico, livres de impedimento, com tamanho e quantidade compatíveis com a capacidade máxima de lotação, além de extintores de incêndio em quantidades e locais adequados. Também esteja atento aos padrões de higiene e às exigências legais, fiscais e tributárias.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!