Dez mandamentos para implementar um software de gestão
28/07/2015 - 12h
Se já está na hora da sua empresa aderir a um software que ajude nos controles e processos do seu estabelecimento, confira dez dicas que podem ajudá-lo na hora de fechar negócio com um desenvolvedor de sistemas.
- Busque um software que atenda às necessidades atuais e futuras, verificando se a tecnologia faz integração com suas áreas de negócios e os ganhos que traz para sua loja.
- Dimensione um investimento de longo prazo, ou seja, os custos da vida útil do software. O barato hoje pode se tornar caro amanhã.
- Envolva os gerentes de negócios no projeto, deixando os especialistas de tecnologia da informação apenas com as questões técnicas.
- Faça simulações e treine bem as pessoas que vão operar o sistema de gestão.
- O dono tem que participar. Alguns entregam o sistema para o operador de caixa, que pode não comprar a ideia. Dessa maneira, o software pode não dar certo.
- Treine bem os usuários. Se eles encontrarem dificuldades no manuseio do sistema, continuarão fazendo controles manuais ou em planilhas de Excel.
- Mantenha o ambiente de TI atualizado e dimensionado para as demandas do sistema, como uma conexão banda larga apropriada para transações de pagamento.
- Elimine a resistência à mudança. Os funcionários podem achar que vão perder o emprego com a informatização e não aderir ao projeto.
- Certifique-se de que a empresa que forneceu o software tem suporte técnico.
- Analise se seu contrato prevê atualização de software.