Cuidados importantes antes de assinar um contrato de franquia
17/11/2015 - 14h
A procura por franquias como uma forma de empreender tem crescido a cada ano no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, hoje são mais de 125 mil unidades franqueadas em operação no país. Optar por essa forma de negócio, no entanto, pode gerar uma baita dor de cabeça caso o empresário não analise com calma e entenda plenamente o contrato. De acordo com o diretor jurídico da Associação, Luis Henrique do Amaral, não é a lei de franquias que regula a relação franqueado/franqueador, mas o contrato assinado, que funciona como uma lei entre as partes.
Confira alguns pontos importantes para prestar atenção na hora de fechar negócio.
Prazo de contrato
A franquia, como todo empreendimento, começa com um investimento. Por isso, é importante ter tempo suficiente para recuperar esse capital. Por esse motivo, esse prazo de contrato é tão importante. De nada adianta assinar um contrato de dois anos, por exemplo, se a previsão de retorno for de três.
Direitos e deveres
É fundamental que o franqueado tenha total conhecimento de todas as cláusulas que definem seus direitos e deveres. Regras, treinamentos, taxas, padrões e punições devem ser analisadas e questionadas sempre que surgir uma opinião divergente. Inclua absolutamente tudo que você achar necessário que seja acertado. Pode parecer um exagero, mas a calma com a qual se assina um contrato dificilmente será mantida em desencontros de ideias e cobranças. Deixe tudo o mais claro possível no papel para evitar estresses desnecessários.
Território
Deixe claro, no contrato, uma proximidade geográfica mínima entre o seu negócio e outras franquias da mesma marca. Você não gostaria que, um ano depois de abrir as portas, uma outra loja abrisse há poucas quadras da sua, certo? Cheguem a um acordo quanto a isso.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios