Compartilhe

Converta as trocas em oportunidades

O consultor do Sebrae Osmar Dalquano Junior dá uma dica preciosa: durante o período de baixa, janeiro e fevereiro, o empresário deve orientar os vendedores a fortalecerem o acompanhamento pós-venda. “Nessa época, os vendedores podem enviar mensagens pelo celular, usar as redes sociais ou e-mails personalizados aos clientes perguntando sobre a satisfação com o produto. Esse tipo de ação fideliza o cliente e mantém os colaboradores da empresa trabalhando as vendas mesmo nos meses de desaquecimento do mercado”, afirma.

Política de trocas

Outro ponto específico ao qual os vendedores devem estar atentos neste período são as trocas de mercadoria.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comerciante não é obrigado a trocar o artigo que esteja em perfeitas condições. Porém, se no ato da venda essa possibilidade for oferecida, então passa a ser obrigatória. Nesse caso, a loja pode definir as regras para a troca, que devem ser estabelecidas por escrito em algum documento fornecido ao cliente.

Em uma publicação do Sebrae-SP, o consultor José Carmo Vieira de Oliveira afirma que, mesmo não sendo obrigatório, o momento da troca é excelente para conquistar o consumidor e praticar uma política de boa vizinhança que pode resultar em nova venda. “O lojista pode estipular algumas normas, como prazo e dias para troca, e deve treinar os vendedores a fazer venda cruzada. Se o cliente vai trocar uma blusa, ofereça uma calça ou um cinto para compor o visual”, aconselha José.

Você também pode
gostar de:

fachada da loja do Assaí Atacadista - benefícios do Assaí

Os benefícios do Assaí para economizar no início do ano

Comece o ano economizando muito mais com um dos maiores atacarejos brasileiros! Leia esta matéria e descubra os...

5 opções de doces para vender na praia ou em parques no verão

Quer ganhar dinheiro no verão? Então aprenda receitas simples e saborosas para vender e garantir uma renda extra com...

mesa com decorações de natal e um panetone cortado uma fatia-produtos sem glúten-Assaí Atacadista

Produtos sem glúten: 4 alternativas para o fim de ano

O glúten não faz bem para o seu organismo? Então leia esta matéria do Blog Assaí e saiba quais são os produtos sem...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!