Compartilhe

Converta as trocas em oportunidades

O consultor do Sebrae Osmar Dalquano Junior dá uma dica preciosa: durante o período de baixa, janeiro e fevereiro, o empresário deve orientar os vendedores a fortalecerem o acompanhamento pós-venda. “Nessa época, os vendedores podem enviar mensagens pelo celular, usar as redes sociais ou e-mails personalizados aos clientes perguntando sobre a satisfação com o produto. Esse tipo de ação fideliza o cliente e mantém os colaboradores da empresa trabalhando as vendas mesmo nos meses de desaquecimento do mercado”, afirma.

Política de trocas

Outro ponto específico ao qual os vendedores devem estar atentos neste período são as trocas de mercadoria.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comerciante não é obrigado a trocar o artigo que esteja em perfeitas condições. Porém, se no ato da venda essa possibilidade for oferecida, então passa a ser obrigatória. Nesse caso, a loja pode definir as regras para a troca, que devem ser estabelecidas por escrito em algum documento fornecido ao cliente.

Em uma publicação do Sebrae-SP, o consultor José Carmo Vieira de Oliveira afirma que, mesmo não sendo obrigatório, o momento da troca é excelente para conquistar o consumidor e praticar uma política de boa vizinhança que pode resultar em nova venda. “O lojista pode estipular algumas normas, como prazo e dias para troca, e deve treinar os vendedores a fazer venda cruzada. Se o cliente vai trocar uma blusa, ofereça uma calça ou um cinto para compor o visual”, aconselha José.

Você também pode gostar

homem e menino brancos felizes fazendo compras com um carrinho-Assaí Atacadista-lista de compras

Seu dinheiro pode render mais com uma lista de compras funcional

Quer economizar mais no atacado? Então confira esta matéria do Blog Assaí e aprenda a abastecer sua casa com uma...

sobremesas com café em um prato com uma colher-Assaí Atacadista

5 sobremesas com café deliciosas para experimentar ou vender

Aprenda a preparar sobremesas com café maravilhosas e práticas para degustar ou vender no Dia Mundial do Café!...

mulher negra sorrindo segurando um celular sentada no sofá-Assaí no Ifood-Assaí Atacadista

Assaí no Ifood: faça compras online com economia e conforto

Está ocupado e sem tempo para sair e fazer compras? Então você precisa pedir pelo Assaí no Ifood! Leia a matéria...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!