Consumo de pescados deve crescer no Brasil
03/08/2016 - 18h
Notícia importante para quem trabalha com pescados: o mais recente relatório produzido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) aponta que o aumento da produção de pescados em cativeiro no Brasil abastecerá grande parte do avanço da demanda esperado até 2025. Se as projeções forem confirmadas, o Brasil vai registrar o maior crescimento percentual tanto de consumo per capta quanto de produção de pescados no mundo!
A FAO estima que o consumo per capita de pescados em terras brasileiras atingirá 12,7 kg em 2025, o que registra um aumento de 32,3% nos 9,6 kg que foram consumidos todos os anos – entre 2013 e 2015. Para se ter uma ideia desse crescimento, há dez anos os brasileiros comiam cerca de 6 kg de pescados anualmente.
O consumo per capita registrado no mundo foi de 20,2 kg em média nos últimos três anos; a FAO acredita que este consumo aumentará aproximadamente 8% até 2025. Eduardo Amorim, presidente da Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura) avalia que o consumo do Brasil pode ir além disso. Ele afirma que, em 20 anos, o consumo de pescados ultrapassará o consumo de carne suína. A tilápia será o pescado responsável pelo crescimento da aquicultura no Brasil e os peixes amazônicos também têm potencial para o aumento da produção em cativeiro, segundo Eduardo Lobo, presidente da Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescado).
Entretanto, a produção não terá capacidade para abastecer toda a demanda nacional. As importações, que são responsáveis por atender a demanda de aproximadamente 35% do consumo no Brasil, também crescerão muito até 2025, mas em ritmo menor do que o esperado para a produção brasileira.