Consumidor valoriza o atendimento na hora de escolher uma loja
06/11/2015 - 10h
Você possui um canal de comunicação com os seus consumidores? Sabe quais são suas reclamações, sugestões e elogios? Saiba que as empresas que realmente se importam com o que os clientes têm a dizer possuem chances maiores de ter sucesso. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Data Popular, a maior parte dos pequenos e micro varejistas precisa melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. Os dados mostraram que, para a maioria dos consumidores, o atendimento é considerado um fator importante para a escolha da loja – mais até do que os preços dos produtos. Isso significa que por mais que um negócio tenha itens com valores atrativos, se o tratamento ao cliente deixar a desejar, ele pode procurar outra loja – mesmo que vá pagar mais caro.
A pesquisa foi feita com cerca de 33 mil consumidores e donos de pequenas empresas varejistas de 73 municípios. Ela revelou, ainda, que 37% dos donos de pequenos negócios já possuem algum tipo de relacionamento pós-venda com o cliente, seja ele feito pessoalmente, por e-mail, telefone ou alguma rede social.
Além disso, 45% dos empreendedores se preocupam em fazer um estudo do perfil do seu público para oferecer os produtos e serviços mais adequados às suas necessidades. Do outro lado do balcão, a pesquisa mostrou que metade dos consumidores entrevistados realiza compras em pequenos estabelecimentos próximos às suas casas ou locais de trabalho.