Como preparar seu filho para assumir os negócios da família
09/10/2015 - 14h
Depois de vencer os desafios de empreender e estar à frente de uma empresa consolidada, com o tempo, o empresário se vê com um novo objetivo: organizar todos os processos para que alguém assuma os negócios com o mesmo sucesso.
Essa sucessão envolve ter um profissional que não apenas toque a empresa, mas também conheça todas as suas características. Muitas vezes, esse novo representante é um membro da família, o que pode facilitar muitas coisas, mas certamente também pode criar dificuldades. Preparar os filhos, por exemplo, para assumir uma empresa, demanda o desenvolvimento de uma visão empresarial que é fundamental antes que eles ocupem a cadeira de gestores. Entender o que é uma empresa, quais são os riscos e as responsabilidades, os direitos e deveres, as possibilidades, ações e reações são os maiores ensinamentos de que esse sucessor precisará na hora de assumir o cargo.
Preste muita atenção, também, na expectativa que é criada em torno dos herdeiros. É preciso ficar atento às fantasias que criamos de que eles nasceram “com o negócio nas veias”, que seguirão exatamente os passos dos pais. Ter convivido com o negócio na infância e na adolescência não faz deles experts no assunto, nem garante que eles terão as mesmas vocações que você. Da mesma forma que houve um grande trabalho na hora de criar o negócio, esse sucessor também precisará dedicar muito esforço para entender, assumir e fazer prosperar um empreendimento já consolidado.
Formação profissional e especializações são indispensáveis para a criação de um bom sucessor. Por mais que, em alguns casos, ele já tenha experiência, o estudo nunca deve ser deixado de lado. Por último e não menos importante, o sucesso desse sucessor depende também da paixão que ele tiver pelo negócio. Entenda que, em algumas situações, esse comprometimento não nasce com a criança apenas porque ela cresceu pelos corredores da empresa. É preciso desenvolvê-la.