Como montar uma pastelaria
28/07/2015 - 15h
No Brasil, a procura por alimentos fáceis de consumir e que agilizem a rotina das pessoas é cada vez maior. Por isso, estabelecimentos que servem lanches rápidos já começam com o pé direito no mercado. É o caso da pastelaria, que oferece um alimento simples, rápido, fácil de fazer e muito dinâmico: as possibilidades de recheios, entre sabores doces e salgados, são infinitas. É possível ainda apresentar ao cliente variações de tamanho e até de composição da massa.
O pastel que conhecemos é uma receita tipicamente brasileira – acredita-se que ele seja uma derivação do rolinho primavera chinês, adaptado ao paladar e aos ingredientes do Brasil. Hoje, a força do produto criou um mercado concorrido, o que abre possibilidades a quem quer empreender, seja com uma loja própria ou mesmo uma franquia. Para se diferenciar, vale a pena fazer uma pesquisa de público e desenvolver características únicas. Fique atento na hora de escolher seus fornecedores, e busque sempre qualidade nos produtos com os quais irá trabalhar.
Outro aspecto importante em relação a esse negócio diz respeito à localização: uma localização inadequada é responsável pelo fechamento de 8% das empresas antes de completarem quatro anos de funcionamento. Especialistas afirmam ainda que a escolha do ponto representa 25% do sucesso de um comércio. Dê preferência a locais próximos de fluxos de pessoas: terminais de ônibus, estações de metrô, universidades, hospitais ou hipermercados, por exemplo, já garantem uma demanda cativa. Finalmente, conheça seu público: saiba a faixa etária do seu público consumidor, a faixa salarial, enfim, reúna o máximo de informações na hora de montar o cardápio e fazer a precificação dos pastéis.
O Sebrae oferece um material completo sobre a abertura de uma pastelaria. Para mais informações, clique aqui.