Como lidar com a falta de mão de obra
27/07/2015 - 13h
O apagão da mão de obra em restaurantes, bares, padarias, lanchonetes e confeitarias já é pauta entre os empreendedores brasileiros. Em busca de bons profissionais (cozinheiros, atendentes, garçons, ajudantes e chefes de cozinha), os empresários já investem em formação de mão de obra e em contratações de profissionais de outros estados.
As medidas podem ser até um pouco mais custosas e o retorno não tão rápido, afinal, deixar uma equipe bem treinada e integrada leva meses ou até anos, mas a preocupação não é exagerada. Um funcionário despreparado pode acabar com a sua clientela e, consequentemente, com o seu negócio.
Por isso, invista em seus talentos treinando-os internamente e propondo troca de serviços e parcerias com sindicatos, faculdades e cursos técnicos. Você pode, por exemplo, propor estágios para alunos em seu negócio e, em troca, mandar funcionários mais antigos para realizar uma atualização. Treinados, esses profissionais atuarão como multiplicadores de conceitos e estratégias. Além disso, esteja com os ouvidos bem abertos às críticas e sugestões dos clientes. Lembre-se que eles são os melhores instrumentos de pesquisa de mercado.