Compartilhe

Como lidar com a falta de mão de obra

O apagão da mão de obra em restaurantes, bares, padarias, lanchonetes e confeitarias já é pauta entre os empreendedores brasileiros. Em busca de bons profissionais (cozinheiros, atendentes, garçons, ajudantes e chefes de cozinha), os empresários já investem em formação de mão de obra e em contratações de profissionais de outros estados.

As medidas podem ser até um pouco mais custosas e o retorno não tão rápido, afinal, deixar uma equipe bem treinada e integrada leva meses ou até anos, mas a preocupação não é exagerada. Um funcionário despreparado pode acabar com a sua clientela e, consequentemente, com o seu negócio.

Por isso, invista em seus talentos treinando-os internamente e propondo troca de serviços e parcerias com sindicatos, faculdades e cursos técnicos. Você pode, por exemplo, propor estágios para alunos em seu negócio e, em troca, mandar funcionários mais antigos para realizar uma atualização. Treinados, esses profissionais atuarão como multiplicadores de conceitos e estratégias. Além disso, esteja com os ouvidos bem abertos às críticas e sugestões dos clientes. Lembre-se que eles são os melhores instrumentos de pesquisa de mercado.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!