Compartilhe

Como escolher um bom ponto de venda

Ainda que os pontos de venda (PDV) estejam caros e escassos, é preciso ter prudência e decidir com base em critérios claros e vinculados ao relacionamento com o público-alvo.

Há uma série de regrinhas que podem ajudar na escolha. Os negócios de passagem, por exemplo, dependem que as pessoas que já circulam pelo local entrem, conheçam a loja e se tornem fregueses efetivos. Já os negócios de destino pressupõem deslocamento ao local, pelo valor agregado dos produtos ou dos serviços oferecidos.

A facilidade de acesso também deve ser levada em consideração. Se o consumidor chega a pé, ele é atraído pela fachada ou pelo tipo de produto comercializado. Neste caso, o PDV mais adequado fica em uma rua movimentada ou até mesmo em um shopping, em uma loja com boa visibilidade. Já os negócios de destino podem estar em avenidas com maior fluxo de carros ou ruas um pouco mais afastadas, mas precisam oferecer serviços adicionais, como segurança, estacionamento gratuito e manobrista, além de exigirem maior investimento em propaganda, sem descuidar do visual externo.

Encontrar um imóvel que esteja disponível e com um valor que caiba no bolso pode ser um desafio. Obviamente, as despesas precisam ser compatíveis com o capital de giro, o faturamento almejado e o retorno financeiro dentro de um prazo razoável. Um aluguel de baixo custo, mas em local inadequado em relação ao público, pode representar baixas vendas e gerar problemas de caixa. Isto é, uma empresa em local errado pode não ter sucesso.

Além dos custos mais óbvios, é preciso somar à conta os gastos com móveis, equipamentos e eventuais reformas de infraestrutura. Investir em acessibilidade para deficientes, por exemplo, não é obrigatório no Brasil, mas um diferencial marcante e uma preocupação muito bem vista pelos clientes.

Você também pode
gostar de:

homem e mulher com trajes do dia de são joão e cestas de compras - Assaí Atacadista
jovens felizes usando trajes de festa junina - festa inclusiva - diversidade Assaí Atacadista

Arraiá para todos: conselhos para uma festa inclusiva e acessível

Crie uma festa inclusiva e celebre a diversidade em todas as suas formas!

homem de social segurando troféu - Prêmio Consumidor Moderno 2024 - Assaí Atacadista

Assaí domina atendimento e conquista o Prêmio Consumidor Moderno 2024

Assaí Atacadista demonstra sua gratidão pela 4⁠ª vitória no Prêmio Consumidor Moderno na categoria varejo.  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!