Compartilhe

Como empreender usando o 13º salário

Empreender é um desejo que vem crescendo entre muita gente. Segundo uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, 58% dos brasileiros desejam abrir um novo negócio, seja para ser seu próprio chefe (47%), por realização pessoal (33%) ou para obter renda extra (30%). Mas, para realizar este sonho, normalmente é preciso ter uma reserva financeira e é aí que o 13º pode ajudar.

Com o salário extra no fim do ano é possível abrir um novo negócio e começar 2017 realizando o sonho de empreender. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso planejamento e estudo para se certificar que o investimento vai valer a pena.
Por isso, separamos alguns pontos para você considerar:

Faça as contas
Caso você esteja com dívidas, vale a pena adiar o sonho de empreender. É pouco provável que alguém com contas para pagar tenha condições de resolver a situação financeira e ainda montar um negócio de sucesso. A orientação do Sebrae é que, antes de começar, o empreendedor se organize financeiramente.

Faça um planejamento.
Analise a quantidade de verba que você terá para o novo negócio e organize uma estrutura de acordo com a sua realidade. Você pode começar a sua empresa com uma menor variedade de produtos, por exemplo, e aumentá-la a medida que tem lucro. É possível também iniciar com uma estrutura menor e, depois, ampliá-la: começar, por exemplo, servindo produtos apenas no balcão e planejar, após um tempo de crescimento, a compra de mesas e cadeiras.

Conte com o apoio da família
Muitos empreendedores iniciam a nova empreitada ainda com um emprego fixo, o que os obriga a ter um período de dupla jornada. Esta dedicação afetará a rotina e impactará no relacionamento com a família. Tenha uma conversa franca com seus familiares e deixe claro que será necessário um tempo de adaptação.

Tenha disciplina financeira
O grande segredo para multiplicar os ganhos de um negócio com pouco dinheiro é organizar o reinvestimento do máximo possível dos lucros. Para crescer, será preciso recursos. Logo, inicialmente, é preciso tirar o mínimo possível de dinheiro e usar o faturamento para a própria empresa – montar um estoque, adquirir equipamentos, investir em divulgação.

Você também pode
gostar de:

familia feliz com mulher negra homem branco e bebe com trajes de natal e uma arvore de natal no fundo - Assaí Atacadista - final de ano

Final de ano: 6 dicas mágicas para ter um mês tranquilo

Prepare-se para as festas e ganhe mais energia para curtir o final de ano sem dor de cabeça!

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!