Compartilhe

Como congelar alimentos sem perder seus nutrientes

Congelar os alimentos é uma forma de conservá-los e também de preservar seus nutrientes por mais tempo.  Um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido descobriu que o valor nutricional dos alimentos mantidos à temperatura ambiente, 16 dias após a colheita, pode diminuir de 10 a 25%, e as maiores perdas estão nas vitaminas.

Pratos prontos

Para os pratos prontos é importante congelar aos poucos, ou na geladeira ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Nesse caso, alimentos diferentes devem ser congelados separadamente.

Outro aspecto a ser considerado é que alimentos congelados prontos devem ser apenas levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.

Lembre-se, uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em receita.

Vegetais e frutas

Para os vegetais, é importante fazer o branqueamento, que é um cozimento rápido, em torno de quatro minutos. Esse processo evita maiores perdas de vitamina. O tempo de conservação de temperos como alho, cebola e salsinha é de seis meses. Todos os vegetais a serem congelados devem estar limpos e o congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos, o que evita perdas de nutrientes.

Para congelar frutas, com exceção da banana e da pera d'água, que não podem ser congeladas, todas as frutas podem ser colocadas no freezer inteiras ou cortadas, devendo-se descascar e retirar os caroços antes do congelamento.

Carnes

Carnes de todos os tipos podem ser congeladas. É ideal que a carne esteja fresca. A carne que já tenha sido congelada crua, só pode ser congelada novamente se for transformada em prato pronto. Não se deve lavar, nem temperar a carne a ser congelada, apenas tire os ossos e seu excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne e podem ressecá-la. A carne deve ser embalada sem ser dobrada e em porções individuais.

A embalagem

As embalagens que envolvem esses alimentos devem ser sempre à prova d'água e com o mínimo de ar possível, de preferência a vácuo. A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e se solta com facilidade do produto congelado.

Você também pode
gostar de:

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

caixas e gondolas com produtos na loja do Assaí Atacadista de Jóquei - BA

Serviços do Assaí: conheça as facilidades do atacado para você!

Conheça os serviços do Assaí Atacadista e venha fazer suas compras economizando!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!