Brasil é o segundo país do mundo em número de academias de ginástica
27/07/2015 - 18h
No Brasil, o mercado fitness cresce em ritmo acelerado. De acordo com a Fitness Brasil, organizadora da maior feira do ramo na América Latina, o mercado já movimenta R$ 4,8 bilhões ao ano, e só em 2014 foram abertas mais de 7 mil academias no país. Esses números colocam o Brasil como o segundo país com maior número de academias do mundo – são mais de 30 mil estabelecimentos.
O fato é que esse movimento do mercado promove avanços nas oportunidades de negócios. Se depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. No portal do Sebrae, por exemplo, entre as Ideias de Negócios publicadas, a Academia de Ginástica está entre as mais procuradas.
Academias
Os espaços e serviços nas academias acompanharam a evolução do mercado. Os estabelecimentos vão desde grandes ambientes, com diversas propostas de atividades e maior socialização, aos pequenos, com atendimento personalizado, privacidade e práticas específicas para determinados perfis de consumo. Os nichos de mercado no setor podem ser muito variados: pessoas obesas, grávidas, detentoras de comprometimento neurológico e muscular, e idosos.
No setor, os estúdios estão em alta. Oferecem, geralmente, 60 minutos de exercício em uma sala na qual só entram, no máximo, três alunos, aliando musculação e atividades aeróbicas à técnica do pilates, que trabalha a consciência corporal e a postura. Pelos serviços, essas unidades cobram valores mais altos do que a mensalidade de uma academia tradicional e, mesmo assim, ainda ficam menores se comparados aos grandes espaços que oferecem os serviços de personal trainer em seus ambientes.
Academias para idosos também entram no grupo dos nichos de mercado. O envelhecimento da população brasileira, apontado pelas estatísticas do IBGE, e o interesse desse público por melhor qualidade de vida, elevam a taxa de pessoas que procuram melhorar a funcionalidade do corpo.
Dicas
Para aqueles que querem montar uma academia de ginástica, uma dica dos especialistas do Sebrae é diversificar as receitas. Uma forma bastante comum de agregar valor é ofertar pacotes em que o aluno possa praticar várias modalidades, tais como judô, dança, boxe e outros, por um único valor mensal.
Outra forma de aumentar as receitas é a comercialização de roupas de ginástica e acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos e suplementos alimentares, dentro da academia.