Compartilhe

Brasil é o segundo país do mundo em número de academias de ginástica

No Brasil, o mercado fitness cresce em ritmo acelerado. De acordo com a Fitness Brasil, organizadora da maior feira do ramo na América Latina, o mercado já movimenta R$ 4,8 bilhões ao ano, e só em 2014 foram abertas mais de 7 mil academias no país. Esses números colocam o Brasil como o segundo país com maior número de academias do mundo – são mais de 30 mil estabelecimentos.

O fato é que esse movimento do mercado promove avanços nas oportunidades de negócios. Se depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. No portal do Sebrae, por exemplo, entre as Ideias de Negócios publicadas, a Academia de Ginástica está entre as mais procuradas.

Academias

Os espaços e serviços nas academias acompanharam a evolução do mercado. Os estabelecimentos vão desde grandes ambientes, com diversas propostas de atividades e maior socialização, aos pequenos, com atendimento personalizado, privacidade e práticas específicas para determinados perfis de consumo. Os nichos de mercado no setor podem ser muito variados: pessoas obesas, grávidas, detentoras de comprometimento neurológico e muscular, e idosos.

No setor, os estúdios estão em alta. Oferecem, geralmente, 60 minutos de exercício em uma sala na qual só entram, no máximo, três alunos, aliando musculação e atividades aeróbicas à técnica do pilates, que trabalha a consciência corporal e a postura. Pelos serviços, essas unidades cobram valores mais altos do que a mensalidade de uma academia tradicional e, mesmo assim, ainda ficam menores se comparados aos grandes espaços que oferecem os serviços de personal trainer em seus ambientes.

Academias para idosos também entram no grupo dos nichos de mercado. O envelhecimento da população brasileira, apontado pelas estatísticas do IBGE, e o interesse desse público por melhor qualidade de vida, elevam a taxa de pessoas que procuram melhorar a funcionalidade do corpo.

Dicas

Para aqueles que querem montar uma academia de ginástica, uma dica dos especialistas do Sebrae é diversificar as receitas. Uma forma bastante comum de agregar valor é ofertar pacotes em que o aluno possa praticar várias modalidades, tais como judô, dança, boxe e outros, por um único valor mensal.

Outra forma de aumentar as receitas é a comercialização de roupas de ginástica e acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos e suplementos alimentares, dentro da academia.

Você também pode
gostar de:

mesa com ingredientes para torta, um pedaço de torta e uma torta inteira - tortas salgadas - Assaí Atacadista

Aprenda 4 receitas de tortas salgadas saudáveis para saborear

Economize tempo e dinheiro com estas receitas de tortas salgadas saudáveis e práticas de fazer!

mulher e homem brancos jovens concentrados olhando para um notebook - período de experiência - Assaí Atacadista

6 estratégias para surpreender no período de experiência

Destaque-se no trabalho no período de experiência com dicas de como agir para impressionar e ser efetivado!

senhora negra empreendedora falando no celular em uma floricultura - sucesso do cliente - Assaí Atacadista

Sucesso do cliente para pequenos negócios: adaptando a estratégia

Torne seu negócio mais estratégico aprendendo ações focadas no sucesso do cliente!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!