Bomboniere: invista em um mix de produtos sem lactose
24/07/2015 - 18h
Uma nova linha de alimentos tem crescido exponencialmente nos últimos anos e atraído muitos consumidores: são os produtos sem lactose. Devido a um grande número de pessoas intolerantes a essa proteína do leite, empresas alimentícias inovaram com a criação de receitas que oferecem sabor, sem afetar a saúde de quem possui restrição ao consumo de lactose.
Pesquisa realizada pela Unicamp mostra que 70% dos brasileiros em idade adulta manifesta algum sintoma após consumir leite ou seus derivados. Mesmo para quem possui níveis de intolerância moderado, os alimentos sem lactose podem ser uma boa alternativa para melhorar o dia a dia.
Estabelecimentos voltados para a comercialização de chocolates devem estar atentos a essa demanda e ampliar o mix de ofertas de produtos, incluindo itens com baixo nível ou sem lactose. Apesar de representar um número menor de pessoas, esse grupo pode se tornar fiel ao encontrar qualidade e preços atrativos. Investir na variedade de itens também é importante, tendo em vista que os clientes ficarão satisfeitos em contar com uma gama de produtos ao invés dos itens comuns da maioria das lojas.
O número de fornecedores desses produtos é cada dia maior. Pesquise e encontre marcas que atendam a esse nicho, negocie quantidades específicas para conseguir preços mais atrativos e, consequentemente, oferecer o produto por valores mais acessíveis. Se o seu negócio estiver crescendo, avalie a possibilidade de formar parcerias para o desenvolvimento de novos produtos, atendendo às observações dos seus clientes – essa troca será benéfica tanto para você quanto para o seu fornecedor.
Para quem está disposto a investir no nicho, uma boa ideia é iniciar a própria produção, criando itens exclusivos, que atraiam clientes. Nesses casos, é importante receber o apoio de um engenheiro alimentar ou nutricionista, que saiba auxiliar na substituição dos ingredientes que possuem lactose.
Investir em produtos sem glúten, zero gordura, ou com baixa adição de açúcar também é uma excelente ideia para incrementar seu sortimento. O público, além de procurar novidades, está cada vez mais atento aos alimentos saudáveis e essa é uma oportunidade de se diferenciar dos concorrentes.