Compartilhe

Bateria pode ser um dos fatores para a durabilidade dos smartphones

Você sabe o tempo de vida da bateria do seu celular?

Na hora de trocar seu celular, você sabe quais fatores deve levar em consideração para a escolha? O design, o modelo, a programação e, principalmente, a bateria são alguns dos pontos que diferenciam cada produto.

O mercado brasileiro de celulares vem crescendo cada vez mais e, segundo a consultoria IDC Brasil, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 12,8 milhões de dispositivos vendidos. Esse número representa 5,9% a mais de vendas do que no mesmo período de 2016.

Até o fim do ano, o Brasil terá pelo menos um smartphone em uso por habitante. Os dados compõem a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). De acordo com a pesquisa, até outubro, a base instalada de smartphones no país será de 208 milhões de aparelhos.

Como escolher?

Na hora de escolher um novo celular, um dos fatores mais importantes é o tempo que a bateria dura sem recarregar. Essa preocupação já é uma realidade na hora da compra. Uma pesquisa da agência de consultoria IDC mostra que a bateria é o terceiro fator – atrás de preço e câmera – mais importante para o consumidor.

Ainda segundo a consultoria, é a bateria a maior responsável pela durabilidade dos celulares. Como ela tem um ciclo de mil recargas e os aparelhos são recarregados três vezes por dia (em média), os celulares teriam cerca de dois anos de vida.

A evolução da bateria

Com os avanços tecnológicos, a bateria evoluiu e, hoje, apresenta características mais resistentes que seus modelos anteriores. As baterias de íon de lítio são usadas pela maior parte dos fabricantes de smartphones. Esse formato utiliza reações químicas como uma das bases de seu armazenamento de energia. Os compostos de parte das reações se desgastam conforme o aparelho é recarregado e descarregado.

Você deve estar se perguntando o porquê das baterias, mesmo com tanta evolução, não conseguirem passar dias sem serem recarregadas. É simples: os novos modelos de smartphones exigem muito mais energia para executar as suas funcionalidades. Eles deixaram de ser simples telefones para serem um aparelho multitarefa.

Outro ponto relevante nessa mudança de tecnologia é que o consumidor não precisa mais se preocupar em “viciar” o aparelho, quando a bateria dura cada vez menos. O fenômeno era comum em modelos de níquel cádmio, tecnologia que não é mais usada nos aparelhos mais modernos.

Alguns cuidados importantes

Não vai pensando que com tamanha evolução você não deverá tomar alguns cuidados. O Blog Assaí Bons Negócios pesquisou e consultou alguns especialistas para ajudá-lo a tomar as devidas precauções para que sua bateria dure mais. Confira:

Cuidado com a temperatura!

O calor excessivo acelera as reações químicas da bateria e, com isso, você deve tomar cuidado para não deixar o celular exposto ao sol, dentro do carro ou em outras circunstâncias que possam gerar tal aquecimento.

Nada de umidade

Além do calor, outro inimigo da bateria do celular é a umidade. É preciso ficar atento a questões de segurança e evitar esse tipo de exposição.

Pirataria

O ideal é evitar os produtos piratas, principalmente os carregadores. Quando o produto não é compatível com o aparelho, o circuito pode ser danificado e até causar um curto, fazendo o celular pegar fogo.

Rapidez demais

Até os acessórios oficiais e novos devem receber atenção. A tendência é a produção de produtos que executam suas tarefas cada vez mais rápido. Esse fator deve ser equilibrado. Quanto maior a velocidade do carregamento, mais as reações ficam desgastadas.

Gostou do texto? Você acredita que conheça alguém que vai se interessar pelo conteúdo? Então aproveite para compartilhar! Dessa forma, você impacta mais pessoas e propaga a importância de cuidar da bateria do celular, para que ela dure mais. Estar com você é sempre ter conteúdos do seu interesse. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

despensa com estoque de alimentos em potes desfocado - Assaí Atacadista

Estoque de Alimentos: reduza desperdícios e aumente seu lucro!

Saiba como otimizar o estoque de alimentos do seu negócio e ter mais sucesso!

banner da receita smores com Marsh Camping Fini - Assaí Atacadista

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família.  

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!