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Saiba como aproveitar o verão para aumentar os lucros

A sequência de datas comemorativas e o período de férias fazem do verão a estação ideal para aumentar os lucros.

Verão, férias, Natal, virada do ano, volta às aulas e Carnaval. A sequência de eventos que marca o calendário entre os meses de dezembro e março movimenta os mais diversos setores da sociedade e gera expectativa nos comerciantes para aumentar os lucros.

Apesar de ser um período de diversão e recheado de festividades, há quem comemore por outro motivo: a possibilidade de alavancar os negócios e aumentar os lucros com a chegada da temporada. Nos meses mais quentes do ano, são vários os fatores que favorecem o consumo e geram otimismo para empresários. Neste especial de verão, conversamos com especialistas e empreendedores para entender a importância da estação na cadeia produtiva brasileira.

Fator emocional

Além dos fatores mais conhecidos que influenciam o consumo nessa época do ano, como o recebimento do 13° salário, os presentes de Natal e as viagens de férias ou Carnaval, o comportamento natural do consumidor em momentos festivos é outro motivo que torna esse período tão celebrado por empresários. É o que explica Douglas Zela, especialista em marketing e professor da FAE Business School.

“O verão é um bom período para os negócios por vários motivos, mas eu gostaria de destacar o fator comportamental. Os momentos de lazer naturalmente favorecem o consumo e os gastos. Temos várias pesquisas que comprovam a importância das emoções na tomada de decisões relacionadas ao consumo. Quando as pessoas estão de férias, aproveitando seus momentos de folga e curtindo a família, suas preocupações com gastos são menores e elas se sentem mais propensas a gastar. Também pelo fato de provavelmente economizarem durante o ano para relaxar nas férias e esquentar menos a cabeça com faturas e despesas”, comenta o professor.

Fator temperatura

 Muitos negócios tendem a aumentar os lucros pelos hábitos e pelas altas temperaturas durante o verão brasileiro. A empresária Daniella Chor, proprietária da Santa Hora, marca de smoothies - sucos com misturas de frutas - e lanches saudáveis, não tem do que reclamar. Ela revela que, no verão, a demanda pelos produtos da empresa aumenta, assim como a possibilidade de realização de ações de marketing.

“O verão é naturalmente mais colorido e nossas vendas são mais intensas nessa época. As pessoas pensam mais em frutas e o nosso produto é refrescante. A disponibilidade e exposição do Santa Hora nas lojas é maior e temos mais degustações e eventos durante o período. Por isso, fazemos um redirecionamento de esforços ao longo dos meses mais quentes. Já fizemos algumas operações interessantes para aumentar os lucros, a disponibilidade do Santa Hora no litoral e patrocinamos mais eventos ligados a esportes”, conta Daniela.

Fator folia

 Durante o verão, não é apenas o Natal que pode ser considerado uma data comemorativa positiva para o comércio. O Carnaval (em 2018, será no dia 13 de fevereiro) também gera boas expectativas para empreendedores, especialmente para as áreas de turismo e alimentação.

O comerciante Lucas Hedson Jakmiu não está envolvido com nenhum dos dois setores, mas soube aproveitar uma tradição carnavalesca para aumentar os lucros e o giro das suas operações. Desde 2006 ele comanda O Rei do Abadá, loja que produz e vende abadás para empresas e foliões de todo o Brasil. O aumento na procura pelo produto começa já em outubro, quando começam as preparações para as festividades. No entanto, ele garante ter pedidos do produto durante o ano inteiro, já que o abadá também é utilizado em eventos como festas e churrascos nos outros meses.

“A cada Carnaval, comercializamos mais de 600 mil abadás, mas acompanhamos um crescimento médio de 5% ao ano. Temos outros produtos que atendem ao mercado geral e seguram as contas no resto do ano, pois vendemos camisetas, bandeiras, banners e outros itens promocionais. Porém, o Carnaval aumenta a demanda e sempre existe a necessidade de se organizar para produzir e poder atender”, revela o empresário.

Fator escola

Muitas vezes o verão é sinônimo de férias e diversão, Mas também é nessa estação que os pais começam a se preocupar com a volta às aulas. A necessidade de comprar materiais escolares beneficia diretamente o setor de papelarias. É um período para aumentar o faturamento e fortalecer o caixa às vésperas de crianças e adolescentes recomeçarem a rotina.

Segundo Hoslei Pimenta, diretor comercial de uma rede varejista de suprimentos para escritórios e papelarias, o momento representa números favoráveis. Tanto em resultados quanto em divulgação e exposição da marca. “Para nós, a volta às aulas equivale ao Natal para o varejo. Representa um crescimento de 30% sobre um mesmo período comum de vendas. Gera grande exposição de marca e alta participação de mídia espontânea, com repercussão nacional. É um período com um significativo aumento de fluxo, ticket médio e da presença de consumidores. Esses resultados contribuem para o planejamento anual, tanto em budget quanto em visibilidade. Repercute em resultados e nos auxilia na análise das estratégias para as demais campanhas”, complementa Pimenta.

De fato, a estação movimenta vários setores do mercado. O ideal é aproveitar o gancho do período e incrementar o seu produto para as temática. Assim, você não perde nenhuma oportunidade de venda.

Curtiu as experiências dos empreendedores que aproveitam o verão para aumentar os lucros? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

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