Compartilhe

A pizza e sua história

Diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo mais de meio milhão apenas em São Paulo. Os dados são da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP). De origem questionável, não se sabe ao certo o local de surgimento da pizza, que pode ter sido na China e não na Itália, muito antes de Cristo. Há relatos que no século 6 a.C., soldados assavam um pão achatado em seus escudos. Foi por volta de 1850, porém, que os italianos aperfeiçoaram a ideia, acrescentando molho de tomate e queijo à receita, ingredientes que eram produzidos em larga escala na região.

A pizza, que chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes no início do século XX, possui uma data comemorativa, celebrada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A massa foi recheada com ingredientes que tinham as mesmas cores da bandeira da Itália: branco (mussarela), vermelho (tomate) e verde (manjericão), dando origem à tradicional pizza Margherita.

Devido aos cafezais, São Paulo acabou sendo muito influenciada pela culinária do país europeu. Por conta disso, até hoje, a capital paulista é a segunda maior consumidora de pizza do mundo, atrás apenas de Nova Iorque. No Brasil, o ranking liderado pela capital paulista é seguido por Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Tags

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!