Compartilhe

A importância da capacitação dos funcionários

A empresa atual é constantemente levada a introduzir novas tecnologias, a atuar segundo novos processos administrativos ou de produção, além da incorporação de novos instrumentos e equipamentos.

Infelizmente, devido ao hábito de se manter as rotinas de trabalho nas empresas, muitas vezes essas inovações tecnológicas são incorporadas sem a devida ação educativa. Costuma-se acreditar que as pessoas aprendem fazendo, mas não é bem assim.

Antes de colocar os funcionários para exercer novas funções é fundamental treiná-los e capacitá-los. O treinamento evita que equipamentos sejam danificados pelo mau uso, diminui riscos para a integridade física de funcionários e de clientes e facilita o retorno do investimento em novas tecnologias.

Qual tipo de treinamento oferecer?

A decisão pela modalidade de treinamento deve ser baseada em função dos resultados esperados e tendo em vista os conhecimentos já adquiridos pelo funcionário, seu perfil e habilidades e, principalmente, as características das novas atividades a serem exercidas pelo treinando.

Se o treinamento é para que funcionários adquiram novos conhecimentos, a ação educativa pode ser para um grupo ou ter alcance apenas individual. Para propiciar a aquisição de novos conhecimentos e o perfeito entendimento de conceitos, pode-se lançar mão também de meios educativos. Muitos cursos, na atualidade, estão sendo ministrados via computador, televisão e meios impressos. No ensino a distância o aluno é o principal responsável por sua aprendizagem, no entanto, é recomendado o acompanhamento dessas ações educativas por parte da empresa.

Na modalidade presencial, os cursos operacionais permitem treinamentos em serviço, que trazem benefícios como os de não tirar o treinando de seu ambiente de trabalho, evitando também despesas com deslocamentos e ausências ao serviço, além da imediata aplicação do conteúdo aprendido.

Ao adquirir uma máquina ou equipamento, procure saber do fornecedor se você não tem direito a treinamentos operacionais. Nesse caso, não abra mão desse direito, selecionando a equipe ou pessoas certas a serem treinadas.

Você também pode
gostar de:

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!