6 dicas para cortar custos na sua empresa
23/03/2016 - 18h
Muitos empresários acreditam que a única solução para sair da crise é aumentar as vendas e, quando isso não ocorre, parece não haver nenhuma outra solução. Para ver o lucro aumentar, cortar custos pode ser tão importante quanto aumentar as vendas. Por isso, separamos algumas dicas para você implementar na sua empresa.
1. Reveja seus fornecedores
O seu fornecedor favorito nem sempre tem o melhor custo e, por isso, é preciso fazer novos orçamentos e contatar diferentes empresas. Isso não quer dizer implementar a velha prática de fazer três orçamentos para cada compra. É preciso fazer um rodízio entre os funcionários que costumam cotar preços, assim entram novas empresas e novas ideias.
2. Centralize o departamento de compras
Compras em pequenas quantidades sempre saem mais caro. Por isso, realize compras cooperadas com todos os departamentos da empresa e até mesmo com parceiros. O cooperativismo pode ser uma ótima solução para reduzir custos.
3. Reutilização (ou melhor, utilização) de recursos naturais
Sistemas de reuso e captação de água estão cada vez mais acessíveis e isso pode reverter em uma boa economia na conta mensal. O mesmo vale para energia elétrica. Com sensores de presença e campanhas de conscientização dos funcionários, a conta de energia pode diminuir significativamente.
4. Limpeza
Muitas empresas optam por terceirizar o serviço de limpeza das instalações, mas existem fornecedores que podem fazer uma melhor adequação de horários e pessoal, de acordo com a sua necessidade.
5. Telecomunicação
Telefone e internet são serviços básicos para realizar a maioria dos trabalhos, mas nem sempre o plano contratado é o mais eficiente para as suas necessidades. Os diretores às vezes têm um plano melhor, mas é a equipe comercial que mais gasta em telefonia, por exemplo. Ou o pacote promocional de planos de minutos e internet não é o ideal para a sua realidade. Vale rever e negociar com a empresa prestadora.
6. Cafezinho
O cafezinho é só um exemplo de como alguns custos baixos levam a outros maiores. O café tem um valor pequeno nas despesas da empresa, mas o material descartável necessário no preparo pode pesar no orçamento do ano. Incentive seus funcionários a terem xícaras e canecas próprias e veja como a compra cooperada com outros itens pode diminuir esse custo.