3 dicas práticas para o empreendedor planejar bem 2017
02/01/2017 - 18h
De acordo com dados do Sebrae, o Brasil soma hoje mais de 9 milhões de micro e pequenos negócios. Porém, a taxa de fechamento destas empresas em um curto período de tempo ainda é alto: informações do IBGE indicam que a cada dez delas, seis encerram as atividades após cinco anos. Planejamento é uma das principais ferramentas para que a sua empresa prospere.
Confira abaixo algumas dicas para que o seu negócio tenha ainda mais sucesso em 2017:
- Tenha controle da situação financeira
Na hora de montar um plano financeiro, tenha metas realistas de gastos, investimentos e lucro. Com elas, é possível entender melhor o fluxo de caixa e organizar as finanças. A constituição de uma reserva permite que o empreendedor sofra menos com situações adversas e tenha condições de aproveitar momentos propícios (como promoções de suprimentos, por exemplo) para garantir preços melhores. Analise o ano que passou e aprenda com ele – use os acontecimentos passados para melhorar o que vier pelo futuro.
- Entenda os riscos e trabalhe para reduzi-los
Um dos principais pontos de riscos na hora de abrir ou mudar um negócio é lidar com clientes que ainda não têm familiaridade com o seu produto, marca ou serviço. Por este motivo, o item anterior é tão importante – é preciso ter saúde financeira para vencer os contratempos e investir no início de um negócio ou em uma mudança. Para reduzir estes riscos, preveja uma “gordura financeira” que servirá como capital para o fluxo de caixa mês a mês. Há especialistas que indicam que é preciso ter saldo bancário suficiente para segurar as contas no verde pelo período de 6 a 12 meses.
- Observe o mercado e aprenda com ele
Um bom empreendedor precisa estar sempre de olho nas tendências de mercado e nas mudanças que acontecem no setor para encantar seu cliente. Cabe a ele também aproveitar as lições das outras empresas e adaptá-las ao seu negócio. Por exemplo: durante uma crise, vemos muita substituição de produtos e serviços por alguma opção mais em conta. Aproveite para divulgar vantagens e qualidades da sua empresa e para, se possível, desenvolver opções com custo-benefício mais atrativo.