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Saiba como lucrar mais com os rodízios

Em busca de maior faturamento, restaurantes apostam em opções de rodízios e ganham espaço para lucrar mais

Apesar de se tratar tradicionalmente de um período em que os gastos com alimentação fora de casa diminuem, os últimos dias do mês costumam ter um movimento intenso na Chip’s Burger, hamburgueria localizada na Zona Norte de São Paulo. A casa soube criar uma forma de atrair os consumidores, popularizar a marca, movimentar as redes sociais e, de quebra, lucrar mais.

Na vida real

O segredo foi a adoção de um sistema muito comum em churrascarias, pizzarias e, de uns anos para cá, também em restaurantes japoneses: o rodízio. O conceito permite ao cliente comer quanto quiser pagando um preço fechado. “A ideia de introduzir a opção de rodízio no cardápio da última semana do mês surgiu justamente para criar um atrativo a mais. Uma forma de levar os clientes ao restaurante em um momento de contenção de gastos e que ainda ajudasse a divulgar o empreendimento”, comenta Michel Martin, sócio-proprietário da casa.

O empresário explica ainda que, diferentemente do espeto corrido das churrascarias, na sua hamburgueria, os clientes devem pedir o sanduíche que desejam e os hambúrgueres não passam de mesa em mesa. A estratégia deu certo e hoje o Chip’s já colhe os frutos, com um movimento muito maior nas semanas em que o sistema de rodízio está disponível. A mudança fez a casa lucrar mais e ainda deu maior visibilidade ao negócio.

Também em São Paulo, a empresária Suemy Tanaka, sócia-gerente da Times Burger, queria impulsionar o seu negócio, aumentar o movimento e lucrar mais. Depois de um período de adaptação, ela encontrou a forma perfeita para trabalhar com o sistema. Sem desperdícios e com uma nova arma para atrair clientes, a casa tem no rodízio um de seus principais destaques.

“O rodízio funciona com 3 opções de fritas e 12 tipos de mini-hambúrgueres, tudo à vontade para o cliente. As fritas são sugeridas inicialmente como entrada, mas podem ser servidas durante toda a refeição. Já os sanduíches, recomendamos solicitar três sabores a cada pedido, pois são feitos na hora. Assim, eles não esfriam e nós evitamos o desperdício”, comenta Suemy.

A multiplicação do pastel

Com lojas em vários estados do Brasil, a rede de fast-food 10 Pastéis também encontrou no rodízio uma excelente oportunidade de negócio para as suas lojas de rua e ainda lucrar mais. Com mais de 20 sabores, entre salgados e doces, por um preço único, a marca fez testes em uma das lojas de Curitiba e logo implantou o sistema na unidade do bairro Pinheiros, em São Paulo. O retorno superou as expectativas e a empresa já planeja voos mais altos com a adesão ao rodízio em seus restaurantes. E também para os franqueados, um dos modelos de negócio mais importantes para a empresa.

“Com o rodízio, aumentamos em 20% o faturamento nas lojas que oferecem essa alternativa. Nossos objetivos agora são transformar a marca em referência nacional em inovação no segmento de pastelaria. Além disso, proporcionar novos conceitos e oportunidades para os clientes. Também oferecer aos franqueados um modelo mais robusto, com um formato para lucrar mais”, afirma Lucas Figueiredo, gerente de expansão da rede.

O poder da novidade

O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Wilson Luiz Pinto, defende a tese.  As novidades podem ter um grande apelo para atrair mais movimento e faturamento. O simples fato de um novo cardápio entrar em vigor já pode ser suficiente para intensificar o fluxo de clientes. Mas indica, no entanto, que é necessário ter cautela para evitar que a novidade torne-se uma dor de cabeça.

“O empresário deve ficar atento para preparar variedades com os ingredientes que já utiliza. Ele não pode, com a nova opção do cardápio, ter um aumento nos custos. Antes de se aventurar, o restaurante precisa conhecer sua clientela; pesquisar sobre o que ela busca; e avaliar se será vantajoso financeiramente ou não”, complementa Wilson.

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