Conteúdo principal
Compartilhe

O que é necessário para tornar-se um bom líder: dicas para exercer um papel de liderança

Confira o que é necessário para tornar-se um bom líder

Você sabia que existe uma grande diferença entre liderar e simplesmente delegar tarefas? Liderar pessoas é um grande desafio! Por isso, o Blog Assaí Bons Negócios separou algumas dicas importantes reunindo o que é necessário para tornar-se um bom líder.

O desempenho dos líderes tem uma relação direta com o sucesso de qualquer empresa. Hoje, o que é definido como liderança tóxica pode trazer muitos prejuízos para a sua organização, inclusive o pior deles: a perda ou a desmotivação dos colaboradores.

A liderança tóxica é definida pela atitude de priorizar resultados a qualquer custo. Não escutar sua equipe, ignorar feedbacks ou, ainda, não proporcionar feedbacks que visam ao desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Um líder tóxico comporta-se de acordo com a ideia do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Não assume responsabilidade diante dos seus erros. Em contraponto, um bom líder motiva seu entorno e desperta o melhor de sua equipe.

O trabalho em equipe, o sentimento de lealdade e a resiliência são alguns dos exemplos das habilidades de um bom líder. Mas fique tranquilo: se você precisar desenvolver algumas dessas habilidades, a boa notícia é que, a partir de mudanças efetivas em comportamentos não saudáveis, torna-se possível desenvolvê-las e servir como um exemplo de liderança. Confira o que é necessário para tornar-se um bom líder:

Aceite e dê feedbacks

Feedbacks são críticas construtivas que visam a uma melhoria nos resultados ou no comportamento apresentado. Um bom líder identifica fatores a serem desenvolvidos em cada um de seus colaboradores e tem humildade para também receber feedback. Lembre-se de dar feedbacks positivos para reforçar comportamentos, atitudes e resultados positivos.

Alinhe expectativas

Entenda o que a sua equipe espera de você como líder: defina uma frequência de reuniões e feedbacks, descubra que tipo de capacitação eles esperam receber e quais são as expectativas em relação ao seu papel como líder.

Lidere pelo exemplo

Não exija que sua equipe seja pontual se você não é ou que ela assuma erros e responsabilidades que você não assume. Lidere pelo exemplo e sirva como inspiração para seus colaboradores.

Resiliência e adaptação

A resiliência é uma característica essencial para ser um bom líder. Lidar bem com obstáculos e desafios é um fator de extrema importância para que seus colaboradores sintam que podem confiar no líder que têm.

Poder de decisão

Ter a habilidade de tomar decisões sólidas e benéficas é o meio pelo qual você chega a resultados em sua vida pessoal e profissional. Portanto, esteja seguro das decisões que tomará, bem como de suas consequências.

Construa o sentimento do trabalho em equipe

Por último e não menos importante, trabalhe em equipe. Bons resultados vêm de um líder que constrói o sentimento de lealdade e produtividade em seus colaboradores.

Ser um bom líder é lembrar-se de compartilhar e receber aprendizado, ser forte quando é necessário e ter humildade também. Tenha consciência de que você está lidando com pessoas como você, que possuem histórias, sonhos, ambições, sabedorias e fraquezas. Lembre: pessoas que remam na mesma direção são mais fortes e chegam mais rápido ao objetivo acordado. :)

Você também pode
gostar de:

Dicas para controlar as despesas no começo de ano

É importante prever alguns gastos no começo de ano e controlar o orçamento já nos primeiros meses

Como manter as crianças com atividades de férias em casa

Veja como entreter os pequenos para aproveitar ainda mais as férias em casa

Como melhorar a prática de exercícios no dia a dia

Mesmo em casa ou na ida para o trabalho, é possível aumentar a prática de exercícios