Conteúdo principal
Compartilhe

Ferramentas gratuitas para gestão de negócios

O BLOG ASSAÍ BONS NEGÓCIOS SEPAROU FERRAMENTAS GRATUITAS PARA GESTÃO DE EMPRESAS. CONFIRA!

Para ajudar os empresários brasileiros, o Sebrae reuniu ferramentas gratuitas sobre os principais pilares da administração de um negócio. Finanças, mercado, organização, planejamento e pessoas são as cinco temáticas trabalhadas no Caderno de Ferramentas, do projeto Sebrae com Você.

No total, são 27 planilhas, desenvolvidas especialmente para ajudar você a colocar em prática, de maneira rápida e objetiva, ações que irão melhorar o desenvolvimento do seu negócio. As ferramentas estão disponíveis em versão digital e podem ser baixadas individualmente.

O material é estruturado para melhorar o controle de caixa, a organização de documentos e a forma de planejamento, entre outras funções fundamentais para a saúde do seu empreendimento.

Para ajudá-lo a potencializar ainda mais o seu negócio, o Blog Assaí Bons Negócios separou, por temática, todas as ferramentas gratuitas do projeto. Confira:

Finanças    
Para ajudar no controle financeiro do seu negócio, o Sebrae disponibilizou planilhas específicas sobre a área, como diário de caixa, controle do pagamento de tributos, controle do fluxo de caixa, cálculo do ganho unitário, gestão de estoques, entre outras.

Mercado
Aqui, as ferramentas gratuitas são focadas na busca da gestão básica do relacionamento com clientes. Além das estratégias de oferta de produtos e serviços. São disponibilizadas planilhas de cadastro de clientes, pesquisa de satisfação, análise das necessidades dos clientes e segmentação.

Pessoas
A gestão de pessoas é peça fundamental na administração de qualquer negócio. Assim, para ajudá-lo nessa parte, confira as planilhas disponíveis: competências necessárias, orientações para obrigações trabalhistas, matriz de responsabilidades, pensando em expandir e treinamento baseado em problemas.

Organização
Outra parte fundamental na administração é a organização. Para realizá-la da melhor forma possível, confira as ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Sebrae: organização e disciplina, organização de documentos, cadastro de fornecedores e instrução de trabalho.

Planejamento
Para auxiliá-lo na gestão de planejamento do seu negócio, confira as planilhas disponíveis: o primeiro passo para o sucesso, objetivos e metas, plano de ação de curto e médio prazo e aprendizagem estratégica.

Curtiu o conteúdo sobre as ferramentas gratuitas disponíveis no Caderno de Ferramentas do projeto Sebrae com você? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Aproveite também para conferir como desenvolver formas para cumprir suas metas de 2017 até o final do ano.

Você também pode
gostar de:

Dicas para controlar as despesas no começo de ano

É importante prever alguns gastos no começo de ano e controlar o orçamento já nos primeiros meses

Como manter as crianças com atividades de férias em casa

Veja como entreter os pequenos para aproveitar ainda mais as férias em casa

Como melhorar a prática de exercícios no dia a dia

Mesmo em casa ou na ida para o trabalho, é possível aumentar a prática de exercícios