Conteúdo principal
Compartilhe

Abrir um negócio com qualidade na Bahia ganhou ajuda

Radar Sebrae auxilia empresários que desejam abrir um negócio

Os empreendedores baianos contam com uma nova ferramenta para abrir um negócio. O aplicativo Radar Sebrae oferece diversas informações para auxiliar, de maneira prática, a abertura de uma nova empresa.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae/BA) em um formato inédito no Brasil. “É a primeira vez que estamos trabalhando estas informações de maneira unificada. Não há uma ferramenta assim em outro estado", destaca o superintendente do Sebrae/ BA, Adhvan Furtado. O app foi criado especialmente por e para baianos.

Estratégia de mercado

Segundo pesquisa realizada pela entidade, 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Ainda, 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e 37% não tinham conhecimento da melhor localização para investir. O levantamento apontou, também, que 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início à sua jornada empreendedora.

Devido à necessidade de informações e orientações na hora de abrir um negócio, o Sebrae/BA identificou uma forma de objetivar e diminuir a taxa de mortalidade de novos empreendimentos, que atingiu  23% do total de negócios abertos nos últimos dois anos.

Para isso, estruturou uma base de dados de 14 cidades da Bahia, de acordo com o interesse do empreendedor e o perfil do negócio que ele está pensando em iniciar. “A ferramenta chega a um nível de ousadia tal que é mostrar as três melhores ruas de cada bairro de acordo com o negócio pretendido e qual altura da rua seria mais promissora”, explica o Diretor de Atendimento do Sebrae/BA, Franklin Santos.

 Como o app pode me ajudar a abrir um negócio?

A solução ajuda com informações sobre locais com maiores potenciais para implantação do negócio, considerando perfil de clientes, concorrência, entre outras. Além disso, o Radar Sebrae também está integrado a ferramentas do Google, como o Street View, sendo possível visualizar a rua indicada.

Vale destacar que o aplicativo não deve ser tratado como uma verdade absoluta, mas sim como um auxílio para a tomada de decisão, mitigando riscos. O ideal é mapear as principais informações, colocando-as em prática. “O empreendedor deve também fazer visitas aos locais indicados, já que pode haver negócios informais”, destaca Santos.

E para quem já tem um negócio?

A ferramenta não só ajuda a abrir um negócio como auxilia nas análises de continuidade do empreendimento. “É importante destacar também que a atualização constante de conhecimentos é sempre essencial para o empresário se manter competitivo no mercado”, sinaliza Franklin.

O Radar Sebrae reúne diversas pesquisas de mercado com dados valiosíssimos para os empresários. E, segundo o Diretor de Atendimento, um dos principais pilares do app é reunir tudo isso de forma gratuita. A ideia é incentivar o investimento e o crescimento econômico na região.

Como funciona a ferramenta

Para utilizar o Radar Sebrae, o empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio em que planeja atuar. A partir daí, terá acesso a informações estratégicas, que auxiliam na fase inicial para abrir um negócio.

Informações sobre o mercado (clientes e concorrentes) e sobre a performance de um empreendimento (mortalidade, tendências, número de empresas na região, mercado complementar, etc).

O candidato a empresário pode selecionar, por exemplo, o bairro de Águas Claras, em Salvador. Ele terá acesso aos principais segmentos empresariais de lá, com importantes indicadores para considerar antes de tomar sua decisão. O aplicativo também contribui com a sua estratégia de atuação.

 Agora é só colocar em prática

Por ter sido produzido pelo Sebrae/BA, o app é focado nesta região nordestina. São 14 cidades baianas: Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Agora, quem quiser abrir um negócio ou dar continuidade à empresa pode contar com o aplicativo. A tecnologia está disponível para download em dispositivos móveis (Android e IOS).

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/BA.

Você também pode
gostar de:

Dicas para controlar as despesas no começo de ano

É importante prever alguns gastos no começo de ano e controlar o orçamento já nos primeiros meses

Como manter as crianças com atividades de férias em casa

Veja como entreter os pequenos para aproveitar ainda mais as férias em casa

Como melhorar a prática de exercícios no dia a dia

Mesmo em casa ou na ida para o trabalho, é possível aumentar a prática de exercícios