Conteúdo principal
Compartilhe

Dicas para guardar alimentos na geladeira

Algumas frutas, por exemplo, ficam mais sensíveis em baixa temperatura e não precisam de refrigeração. Outros alimentos, no entanto, precisam estar na geladeira!

Você guarda a maioria dos alimentos na geladeira? Para cada embalagem, geralmente existem recomendações do fabricante sobre como guardar cada mercadoria, o tempo de armazenamento e a forma correta de uso.

No entanto, frutas e verduras vendidas a granel não vêm em embalagens fechadas e podem variar no jeito de serem conservadas, seja em refrigeração ou na temperatura ambiente, sobre a bancada da cozinha ou em armários.

Vamos dar dicas para você que costuma guardar alguns alimentos na geladeira ou fora dela para melhorar a qualidade desses produtos e conservá-los por mais tempo. Acompanhe conosco e descubra o melhor jeito de armazená-los em casa!

 

DENTRO DA GELADEIRA

OVOS

Muita gente gosta de guardar os ovos na geladeira e isso está correto! No entanto, eles também podem ficar fora de refrigeração, porém, o risco de estragar é bem maior e eles devem ficar em local com sombra e temperatura bem amena. Nada de calor!

Ao guardá-los na geladeira, muitos equipamentos já vêm de fábrica com o acessório na porta do refrigerador, porém, esse não é o melhor lugar para os ovos. Ao abrir e fechar a geladeira, existe uma troca e uma variação constante de temperatura e esse choque térmico pode estragar os ovos facilmente. Coloque-os nas primeiras prateleiras do seu refrigerador e mantenha-os com qualidade por mais tempo.

 

MANTEIGA

O prazer de deslizar a manteiga (à base de leite animal) no pão é sem igual. Porém, por ser feita de creme de leite, as altas temperaturas ou a temperatura ambiente podem estragá-la com facilidade e favorecer a proliferação de bactérias.

Uma boa dica é deixar a manteiga na porta da geladeira para que não endureça tanto ou retirá-la horas antes, quando for consumi-la. Esse é o melhor jeito de evitar riscos à sua saúde.

 

CARNES

As carnes e as proteínas em geral (leite e derivados) devem ser mantidas no refrigerador e, mesmo assim, o prazo de validade desses alimentos na geladeira é baixo!

Devido ao sangue e ao alto risco de proliferação de bactérias, as carnes podem estragar facilmente. Por isso, é recomendado consumir entre 3 e 5 dias se estiverem na geladeira ou logo depois de descongeladas, caso você retire-as do congelador para o preparo no dia a dia.

 

VERDURAS E SALADAS

Sabe a gaveta de alimentos lá embaixo da geladeira? Esse é o local ideal para as suas folhas e verduras!

Como são alimentos mais delicados, é preciso mantê-los em local refrigerado menos intenso e ficar de olho neles, pois sabemos que podem estragar rapidamente, mesmo no ambiente refrigerado.

 

FORA DA GELADEIRA

 

TOMATE

O melhor jeito de guardar os tomates é fora de refrigeração. O ar frio pode fragilizar a pele do tomate e enrugá-la, além de alterar o sabor, deixando-o menos intenso. Guarde os tomates na fruteira da sua casa com a parte do cabo virado para baixo.

 

BANANA

A banana também deve ficar fora da geladeira para não correr o risco de ficar preta ou pastosa, já que a baixa temperatura quebra algumas enzimas da fruta, de forma que ela pode oxidar mais rapidamente. Uma dica para conservar bananas melhor fora da geladeira é enrolar o cabo do cacho com papel-alumínio!

 

CEBOLA

As cebolas absorvem umidade muito rápido e o ambiente refrigerado resseca bastante esses alimentos. Guarde-as com casca fora da geladeira e em ambiente claro, pois sombra e umidade demais também acabam sendo ruins.

 

ABACATE

Se o abacate ainda não estiver maduro, deixe-o inteiro fora da geladeira. O frio desacelera esse processo e o seu fruto vai demorar ainda mais para amadurecer.

Ao cortar o abacate, guarde-o na geladeira ainda com o caroço: isso evita que ele fique escuro e estende a qualidade da fruta. Sabia disso?

 

MEL

O mel é um antisséptico natural e pode ser conservado fora da geladeira sem problemas, mas cuidado com formigas e insetos na hora de armazená-lo!

Dentro da geladeira, ele pode endurecer demais e você não vai conseguir uma boa consistência no dia a dia – e ele pode até cristalizar.

 

AÇÚCAR

Tem muita gente que guarda açúcar na geladeira, mas a umidade é uma grande vilã para esse tipo de alimento!

Para conservá-lo melhor, coloque-o em um pote de vidro bem fechado e em local seco para aumentar a validade e ainda espantar possíveis insetos.

 

Mesmo sabendo que algumas pessoas ainda têm maneiras e costumes de guardar alimentos em casa, hábitos que vêm de família ou que aprenderam com os mais velhos, é preciso se atentar a essas dicas e entender qual é a melhor forma de guardar os alimentos na geladeira!

Esperamos tê-lo ajudado a evitar desperdícios no dia a dia para se alimentar com qualidade, sem riscos para a sua saúde e para o seu bolso. Até a próxima!

Você também pode
gostar de:

Tiramisu de Cappuccino Dolce Gusto

O nome é diferente, mas o Tiramisù é uma receita simples de fazer e muito gostosa para quem gosta de café!

Bolo Funcional de Banana e Maçã

Não precisa mais passar vontade de um bolo delicioso se você fizer este bolo funcional para manter a sua alimentação

O que é levain na fabricação de pão caseiro?

A fermentação natural de pães caseiros é um processo artesanal que envolve a produção do levai