Veja como garantir o faturamento em uma das datas mais importantes do ano com cestas e kits
O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro e uma das mais aguardadas pelas famílias, seja pela oportunidade de festejar entre amigos e pessoas queridas ou por motivos religiosos.
E são nesses momentos que estão as oportunidades para faturar e ainda oferecer comodidade aos clientes, com cestas e kits de Natal.
Independentemente do formato do negócio, o primeiro passo é identificar um determinado nicho e entender quem é o público-alvo. A partir daí, é preciso ter imaginação.
Além de oferecer produtos de qualidade, é importante que eles se diferenciem. “A chave para o sucesso é encontrar um equilíbrio entre produtos tradicionais e a oferta de itens mais inovadores e exclusivos, que atendam a nichos específicos”, esclarece a analista de negócios de projetos do Sebrae Pernambuco, Valdenice Ferreira.
CEIA POR ENCOMENDA
Para os cozinheiros de mão cheia, é possível capitalizar a ceia vendendo o kit completo para a refeição de uma determinada quantidade de pessoas. Apesar de ser trabalhoso, é rentável!
A jornalista Jessica Trabuco fundou o Negócio de Cozinha, em Salvador (BA), justamente para ajudar as pessoas a começarem a seguir seus sonhos na área gastronômica. De acordo com ela, com planejamento e organização é possível faturar até R$ 10 mil apenas neste período do ano.
“As ceias de Natal normalmente exigem muito trabalho e dedicação, e a realidade é que muita gente não sabe, não gosta ou até mesmo não tem tempo. Trabalhar com essa proposta é atender à necessidade de pessoas que querem festejar de uma forma especial, mas precisam de ajuda”, explica a empreendedora.
Como é um momento especial, todos estarão contando com a entrega correta e cuidadosa, portanto a organização é fundamental.
10 passos para definir o que vender nas cestas e kits de Natal. Responda às seguintes perguntas:
Qual é a faixa etária predominante do seu público-alvo?
Qual é a composição familiar desse público? (Ex.: famílias com crianças, casais, indivíduos solteiros)
Onde estão localizados geograficamente?
Qual é o comportamento de compra típico durante uma temporada de festas? As compras são antecipadas?
Eles tendem a fazer compras on-line ou preferem comprar em lojas físicas?
Qual é o orçamento médio que seu público-alvo está disposto a gastar?
O que é mais importante para eles: preço acessível, qualidade premium ou produtos exclusivos?
Quais são as preferências alimentares do seu público-alvo? Tem restrições alimentares, dietas ou preferências culturais?
Eles valorizam os alimentos tradicionais de Natal ou estão abertos a experimentar novos sabores?
Quais são as necessidades e os desafios que seu público-alvo enfrenta durante as festas de fim de ano?
CESTAS E KITS DE NATAL
Uma cesta com produtos natalinos pode ser uma ótima proposta de presente.
Pensando nisso, Erica Santiago criou o Caminho da Fazenda, uma empresa de cestas de produtos artesanais mineiros.
Entre as propostas, o Natal conta com uma leitura específica de produtos que trazem o espírito da data.
A empresa de Erica atua em formato de e-commerce e vende em média mil cestas por mês na região de São Paulo. “Para o Natal, fazemos cerca de quatro a cinco tipos. Temos um aumento de 30% nas vendas nessa época”, revela.
As diferentes cestas oferecem produtos mais baratos e mais caros, o que muda é a quantidade de cada item. Custam a partir de R$ 250. A equipe tem 12 pessoas especializadas em confeitaria, floricultura, panificação etc.
Para quem está começando, a empreendedora recomenda: “É possível começar em casa, antecipe suas vendas e organize os kits. Procure sempre informações e cursos para se atualizar e se diferenciar”.