O mercado de chocolates no Brasil está bastante favorável. Isso se deve ao amor dos brasileiros pelo chocolate! Para se ter uma ideia, de acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo médio por aqui é de cerca de 3,6 kg per capita ao ano.
Ainda segundo a associação, o consumo vem aumentando gradativamente, o que significa que há oportunidades abertas não apenas na época da Páscoa, mas ao longo de todo o ano.
Quem busca alternativas mais econômicas para consumir o produto se depara com o crescimento do mercado dos artesanais, uma boa opção para empreendedores que querem lucrar com delícias achocolatadas ainda em 2024.
A criatividade é a chave para explorar novos sabores e, assim, transformar delícias feitas com chocolate em receitas bem brasileiras
44 anos trabalhando com chocolate
Na Dona Flor Doceria e Cafeteria, que fica em Santos (SP), o chocolate está em boa parte dos doces e sobremesas, que representam 35% do total de produtos vendidos.
É por isso que Roberta Imakawa, sócia-gestora, garante que o ingrediente é uma boa oportunidade para quem quer lucrar em qualquer estação: “O brasileiro é chocólatra por natureza, doces com chocolate vendem bem o ano todo porque o chocolate possibilita trabalhar com preparações no inverno e no verão, além de sobremesas mais leves e produtos sem açúcar ou leite”.
Nas datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, ela conta que tortas, bolos, brigadeiros e cupcakes são produtos que fazem muito sucesso entre os clientes da Dona Flor. “A confeitaria possibilita uma variedade imensa de criações, as mais procuradas são as tortas feitas à base de mousse de chocolate ou trufa, bolos e rocamboles, além dos queridinhos brigadeiros”, revela.
Em 44 anos de fundação e atualmente com duas unidades na cidade, a Dona Flor não dispensa essa receita de sucesso.
Como conselho para quem quer trabalhar com chocolate, Roberta acrescenta: “Comece com alguns itens para não precisar uma grande variedade de insumos, analise o gosto do público, use a criatividade para atrair o cliente e tenha muito cuidado na produção e na embalagem do produto”.
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SABORES BRASILEIROS
Castanha-do-pará, castanha-de-caju, banana, maracujá, açaí, coco, buriti, cupuaçu, taperebá e até pequi. A criatividade é a chave para explorar novos sabores e, assim, transformar delícias feitas com chocolate em receitas bem brasileiras.
Esses ingredientes, que são a cara do nosso país, já conquistaram o paladar do público e se tornaram estrelas de bombons, ovos de Páscoa e tortas de chocolate.
Com combinações únicas, é possível atrair clientes interessados em novos sabores, além daqueles que não dispensam frutas preferidas dos brasileiros, como a banana e o maracujá. Mas não basta criar receitas e colocá-las à venda, é essencial conhecer o público e o local onde vão ser comercializados os produtos.
POR ONDE COMEÇAR
Pesquisa de mercado - Serve para entender se na região, na cidade ou no bairro há demanda para sabores exóticos e para doces e bombons com frutas brasileiras.
Ingredientes de qualidade - Na hora de produzir as receitas, é indispensável ter um bom fornecedor, que ofereça itens de boa qualidade, como chocolate e frutas.
Diversidade de produtos - Um cardápio diversificado com bombons, trufas e sobremesas de chocolate alcança públicos diferentes.
Embalagens adequadas - A embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com o produto, por isso, é essencial que seja atrativa e funcional.
Receitas sustentáveis - Priorizar a sazonalidade das frutas é uma forma de contribuir para a redução dos impactos ambientais, além de baratear os produtos.
Personalizados para ocasiões especiais
Os personalizados estão sempre em alta e representam um segmento bastante promissor. Chocolates, bombons, trufas e doces feitos com exclusividade têm alto valor agregado, afinal, são uma forma de dar um toque especial ao que já existe no mercado. Na hora de presentear alguém, muitas pessoas estão dispostas a investir em algo especial e único.
Aniversários, casamentos, batizados, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças, Natal, eventos corporativos, cursos e brindes de final de ano são algumas boas oportunidades para produzir e vender chocolates e doces personalizados.
Esse mercado é rentável e exige pouco investimento. É possível, por exemplo, vender pela internet e produzir somente por encomenda, evitando assim o desperdício.
Saudáveis para um público exigente
Será que quem está de dieta ou tem restrições alimentares pode comer chocolate? A resposta é sim. O cacau é um alimento que oferece muitos benefícios para a saúde e, no mercado, existem opções de chocolates para todas as necessidades. Produzir receitas sem glúten, sem açúcar, sem lactose e até veganas já é uma realidade para quem trabalha nesse ramo.
De maneira geral, o chocolate amargo e o meio amargo são os que levam menos açúcar e ingredientes artificiais em sua composição. Existem, ainda, opções diet (sem açúcar) e veganas (sem ingredientes de origem animal). Mas é importante ressaltar que nem todo chocolate amargo é saudável. Por isso, a dica é ler o rótulo com atenção aos ingredientes.