Compartilhe

Como empreender usando o 13º salário

Empreender é um desejo que vem crescendo entre muita gente. Segundo uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, 58% dos brasileiros desejam abrir um novo negócio, seja para ser seu próprio chefe (47%), por realização pessoal (33%) ou para obter renda extra (30%). Mas, para realizar este sonho, normalmente é preciso ter uma reserva financeira e é aí que o 13º pode ajudar.

Com o salário extra no fim do ano é possível abrir um novo negócio e começar 2017 realizando o sonho de empreender. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso planejamento e estudo para se certificar que o investimento vai valer a pena.
Por isso, separamos alguns pontos para você considerar:

Faça as contas
Caso você esteja com dívidas, vale a pena adiar o sonho de empreender. É pouco provável que alguém com contas para pagar tenha condições de resolver a situação financeira e ainda montar um negócio de sucesso. A orientação do Sebrae é que, antes de começar, o empreendedor se organize financeiramente.

Faça um planejamento.
Analise a quantidade de verba que você terá para o novo negócio e organize uma estrutura de acordo com a sua realidade. Você pode começar a sua empresa com uma menor variedade de produtos, por exemplo, e aumentá-la a medida que tem lucro. É possível também iniciar com uma estrutura menor e, depois, ampliá-la: começar, por exemplo, servindo produtos apenas no balcão e planejar, após um tempo de crescimento, a compra de mesas e cadeiras.

Conte com o apoio da família
Muitos empreendedores iniciam a nova empreitada ainda com um emprego fixo, o que os obriga a ter um período de dupla jornada. Esta dedicação afetará a rotina e impactará no relacionamento com a família. Tenha uma conversa franca com seus familiares e deixe claro que será necessário um tempo de adaptação.

Tenha disciplina financeira
O grande segredo para multiplicar os ganhos de um negócio com pouco dinheiro é organizar o reinvestimento do máximo possível dos lucros. Para crescer, será preciso recursos. Logo, inicialmente, é preciso tirar o mínimo possível de dinheiro e usar o faturamento para a própria empresa – montar um estoque, adquirir equipamentos, investir em divulgação.

Você também pode
gostar de:

mãe filha e neta brancas felizes em uma mesa com alimentos - prato principal para o Dia das Mães - Assaí Atacadista

3 receitas de prato principal para o almoço de Dia das Mães

Aperfeiçoe seu cardápio de Dia das Mães com estas receitas deliciosas de prato principal e surpreenda!

cesta com produtos para vender no Dia das Mães - Assaí Atacadista

Como aproveitar o Dia das Mães para vender mais!

Confira sugestões de produtos para vender no Dia das Mães e ganhe dinheiro ajudando diversas famílias a celebrar a...

duas mulheres felizes em roupão e máscara facial segurando um copo e uma rodela de pepino nas mãos - spa em casa - Assaí Atacadista

4 passos para fazer um SPA em casa e relaxar sem gastar

Descubra como fazer um dia de spa em casa e cuide do seu bem-estar economizando com a ajuda do Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!