
São Paulo, fevereiro de 2026 – O Assaí anuncia parceria com o Mercado Livre para iniciar sua presença em marketplace no modelo Fulfillment. As vendas têm início previsto para o 2º trimestre de 2026 e representam a entrada do Assaí em um novo canal de vendas, integrando a evolução do Assaí Digital - ecossistema que reúne as frentes digitais da Companhia.
“A parceria com o Mercado Livre marca nossa estreia no marketplace e reforça a estratégia de ampliar a conveniência e o acesso em canais digitais, com uma operação estruturada para ganhar escala com disciplina e eficiência”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí.
“O lançamento da loja oficial do Assaí no nosso marketplace é um movimento estratégico, alinhado à evolução do e-commerce no Brasil e à nossa aposta na categoria de Alimentos e Bebidas. Trata-se de um segmento essencial para compras recorrentes e que ainda tem baixa penetração no comércio eletrônico no país, estimada em apenas 3% em 2025”, diz Fernando Yunes, vice-presidente sênior e head de Commerce do Mercado Livre na América Latina.
Por meio do marketplace, o cliente poderá adquirir produtos do Assaí em uma jornada integrada, com a possibilidade de compor um único carrinho com itens de diferentes vendedores e categorias, utilizando a infraestrutura logística do Mercado Livre para uma experiência de entrega rápida e integrada.
O mix inicial de produtos foi definido para permitir aprendizado operacional e disciplina econômica, priorizando categorias não perecíveis de boa recorrência de compra e maior tíquete dentro de mercearia seca, limpeza, bebidas e itens selecionados não alimentares. Além da entrada do Assaí no marketplace do Mercado Livre, a parceria também contempla a ampliação das soluções de compras corporativas da Companhia: as 312 lojas do Assaí em todo o Brasil poderão utilizar a plataforma do Mercado Livre Negócios para a aquisição de suprimentos e insumos operacionais.
DIFERENCIAIS E VANTAGENS
Diferentemente dos modelos de last mile baseados em picking a partir das lojas físicas, a operação será realizada no formato fulfillment: o Assaí é responsável por enviar os produtos aos Centros de Distribuição do Mercado Livre, que assume as etapas de armazenagem, separação, preparação dos pedidos e entrega ao cliente final.
Esse modelo permite ao Assaí ampliar seu alcance geográfico e acelerar sua presença em marketplace com menor fricção operacional, ao mesmo tempo em que complementa as demais frentes digitais já existentes.
As vendas ao consumidor terão início no segundo trimestre de 2026 para a região sudeste e depois serão ampliadas para todo o Brasil até o final deste ano.
“Essa parceria representa mais do que a abertura de um novo canal de vendas: é parte da evolução da estratégia digital do Assaí, que combina ativos físicos, eficiência operacional e inteligência de dados para construir novas avenidas de crescimento. Nesta parceria, adotamos o modelo fulfillment, com uma visão de longo prazo, aberta à expansão gradual de formatos, categorias e oportunidades dentro do ecossistema digital”, complementa Julio Gentilim, Diretor Executivo de Planejamento Estratégico e Digital do Assaí.
Sobre o Assaí
O Assaí é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.