Com 40 milhões de clientes por mês, rede acelera automação, uso de dados e personalização da jornada sem abrir mão da essência do formato

Assaí implementa caixas de autoatendimento em suas lojas pelo Brasil - Divulgação: Assaí Atacadista
O setor de atacarejo tem passado por grandes transformações nos últimos dez anos e caiu de vez no gosto dos(as) brasileiros(as) – representa 50% do destino de compra alimentar no país. Nesse cenário, o Assaí consolidou sua liderança como um dos principais protagonistas do segmento. Hoje, a rede está presente em 1 a cada 4 lares do país, segundo a pesquisa NielsenIQ Homescan. Com uma proposta de valor baseada em operação de baixo custo e alta eficiência, o segredo que viabiliza a oferta de produtos e serviços de qualidade a preços acessíveis, o Assaí atingiu o marco de 302 lojas em 2024, com presença em 24 estados e no Distrito Federal. São cerca de 40 milhões de clientes por mês.
A tecnologia tem sido uma aliada estratégica para sustentar esse crescimento, como conta Rodrigo Callisperis, Diretor Executivo de Tecnologia da Informação do Assaí, nessa entrevista.
A eficiência dos negócios acaba sempre envolvendo o uso da tecnologia, especialmente agora, com a inteligência artificial ganhando relevância. Como o Assaí tem adotado essas soluções?
O uso de ferramentas tecnológicas é sinônimo de eficiência, segurança da informação e capacidade analítica, elementos que se tornaram estruturais no negócio e fundamentais para sustentar o crescimento, aumentar as vendas e otimizar recursos. No Assaí, a tecnologia já era um pilar de investimento há alguns anos, mas esse ritmo se intensificou a partir de 2022 com a nossa expansão mais agressiva. Naquele momento, o foco era crescer. Agora, estamos em uma fase de consolidação, olhando para dentro, com foco total em eficiência. Estamos investindo continuamente em soluções para o nosso backoffice, para a digitalização da experiência dos(as) clientes e colaboradores(as). Essa entrega vem em linha com as premissas que temos como valores da companhia: na ponta, preço baixo e atendimento de qualidade; na gestão, controle rigoroso de despesas e eficiência operacional.
A rede expandiu de forma expressiva nos últimos anos e manteve uma operação robusta na ponta. Como a tecnologia tem apoiado esse desempenho?
Temos trabalhado em algumas frentes, como arquitetura de sistemas; integração e modernização de processos; e um ecossistema que combina diversas soluções. Também utilizamos tecnologia na precificação e no estudo de abastecimento. Monitoramos, em tempo real, as vendas por local e usamos inteligência de dados para ajustar o mix de produtos de forma regionalizada. Métricas como o tempo de permanência do estoque também são acompanhadas para reduzir perdas e garantir o mix de produtos adequado em cada loja.
E em termos de experiência do cliente? Quais são os avanços mais recentes?
Estamos focando bastante na evolução da experiência em loja, principalmente na etapa de pagamento. Um exemplo é que, até o fim de junho, mais de mil caixas de autoatendimento estarão em funcionamento. Outra frente é o app Meu Assaí, com mais de 14 milhões de pessoas cadastradas, que permite veicular ofertas, novidades e entender melhor os hábitos de compras. Além disso, ampliamos nossa presença digital em plataformas last mile e hoje estamos no iFood, Rappi e no Uber. Esse modelo híbrido nos permite acompanhar a jornada de compra por diferentes canais, mantendo a loja física como ponto de contato central e integrando os serviços digitais ao cotidiano do consumidor.
Com essa base gigantesca de clientes, imagino que a gestão de dados seja fundamental. Como o Assaí vem lidando com isso?
Nosso público é extremamente diverso, com consumidores(as) de todas as classes sociais. Por isso, trabalhamos com personas distintas, réguas de relacionamento e regionalizamos ao máximo tanto o mix de produtos quanto a comunicação. Um exemplo é o público pessoa jurídica. Esse cliente se beneficia de ofertas exclusivas e condições diferenciadas, o que reforça a proposta de valor da rede para micro e pequenos negócios e a necessidade de sempre mantermos um olhar próximo deste segmento.
A digitalização também chega ao público interno. Pode dar um exemplo?
Lançamos recentemente o app interno “App da Nossa Gente”, voltado à digitalização de processos de gestão de pessoas. Ele permite, por exemplo, consultar benefícios, receber comunicados institucionais e acompanhar outras funcionalidades relevantes para o dia a dia da equipe.
Quais são os próximos passos na agenda digital do Assaí?
As pessoas estão no centro do que fazemos. Seguimos avançando em inteligência artificial, automação de processos e análise preditiva, com o objetivo de melhorar tanto a experiência do(a) cliente quanto a eficiência da operação. Vamos ampliar ainda mais a personalização, com jornadas específicas, condições diferenciadas e ofertas segmentadas, especialmente para o público dos micros e pequenos(as) comerciantes. Isso será possível por meio de uma integração mais profunda entre loja, logística e áreas de suporte. Também mantemos um diálogo constante com grandes fornecedores globais de tecnologia, buscando antecipar tendências e acelerar a inovação em escala nacional. Em um setor altamente competitivo e em constante reinvenção, cada detalhe faz a diferença — e a tecnologia nos ajuda a operar com mais eficiência.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e, em 2025, alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
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