Alavancagem também seguiu em queda, reforçando o compromisso de crescimento aliado à rentabilidade

Inaugurada em dezembro de 2024, a 2ª loja do Assaí em Caraguá, litoral de São Paulo, encerrou o projeto de conversões de hipermercados da rede - Divulgação Assaí
São Paulo, maio de 2025 – O Assaí iniciou o ano com forte avanço em seus indicadores financeiros – com aceleração de vendas, margem e geração de caixa. No primeiro trimestre, a Companhia registrou receita bruta de R$ 20,3 bilhões, alta de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionada pelo crescimento de 5,5% nas vendas em mesmas lojas. Já o lucro líquido atingiu R$ 117 milhões – um avanço de 95% vs. o 1º trimestre de 2024.
O desempenho reflete a maturação acelerada das unidades abertas nos últimos três anos e a assertividade do projeto de expansão da Cia, acelerado principalmente com a aquisição e conversão de pontos de hipermercados em todo o Brasil (o projeto foi finalizado em dezembro de 2024).
“O 1º trimestre reafirma a resiliência do Assaí e a nossa capacidade de adaptação em um cenário ainda desafiador. Reforçamos o nosso compromisso de crescimento aliado à rentabilidade, impulsionado pela maturação das novas lojas, evolução contínua na experiência de compra e controle de despesas”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí.
O executivo reforça ainda que a consistência de entregas de resultados é fator fundamenta para o Assaí ser a empresa brasileira com a melhor posição histórica no ranking anual da Deloitte com as 250 maiores varejistas do mundo.
A estratégia de ganho de escala combinada à disciplina no controle de despesas garantiu a maior rentabilidade para um primeiro trimestre desde 2021 na visão pré-IFRS16 e um recorde histórico na visão pós-IFRS16. O EBITDA ajustado pré-IFRS16 superou R$ 1 bilhão, com margem de 5,5% e pós-IFRS16 de 7,4%, ambas com evolução de +0,3 p.p. vs. 1T24.
As lojas convertidas de hipermercados seguem sendo um diferencial competitivo. As 47 unidades da primeira onda de conversão (2022) registraram venda média de R$ 27 milhões por loja – 27% superior à base de lojas orgânicas abertas até 2022 – e margem EBITDA de 6,0% no período. Já a segunda onda (2023), ainda em fase inicial de maturação, demonstrou evolução consistente e margem EBITDA Pré-IFRS16 acima de 3%.
A alavancagem também seguiu trajetória de queda, alcançando 3,15x no trimestre, com expectativa de encerrar 2025 próxima a 2,6x. O desempenho reforça o compromisso da companhia de crescimento aliado à rentabilidade e forte rigor em seu controle e redução de despesas.
Com mais de 300 lojas em operação em todas as regiões do país, o Assaí segue investindo na evolução do modelo de negócio, com ampliação de serviços em loja, como padarias, açougues, empórios. A Cia encerrou o 1T25 com 640 unidades desses serviços em suas lojas, das quais 254 açougues, 199 empório de frios e 187 padarias. Além disso, segue com a implantação de caixas de autoatendimento, e no fortalecimento dos canais digitais. O app Meu Assaí já representa 42% das vendas no exercício do 1T25, e segue avançando dentro da estratégia “phygital” da rede, que aposta na integração entre as vantagens do universo digital para a jornada de compras dos clientes em suas lojas físicas.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).
Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.
Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa