Kenvue, Colgate e JDE estão entre as vencedoras; nova métrica de ruptura reforça compromisso com eficiência na cadeia de suprimentos

Cerimônia de apresentação dos resultados do Prêmio Log Assaí
São Paulo, fevereiro de 2025 – O Assaí Atacadista realizou a 4ª edição do Prêmio Log Assaí, que reconheceu os fornecedores com melhor desempenho logístico ao longo de 2024. Neste ano, a premiação incluiu um novo critério de avaliação: o índice de ruptura, que mede a capacidade das empresas em manter a reposição eficiente do abastecimento de produtos, o que consequentemente contribui para mantê-los disponíveis nas lojas, refletindo a importância da eficiência operacional para o setor.
Os vencedores da edição foram a Kenvue, que conquistou o 1º lugar no ranking geral, seguida por Colgate-Palmolive (2º) e Jacobs Douwe Egberts – JDE (3º). A Heinz recebeu o Prêmio Evolução, que reconhece a empresa que mais aprimorou seus indicadores ao longo do ano, e a L’Oréal foi premiada na categoria de Sustentabilidade, que valoriza práticas voltadas à redução de emissões de carbono na cadeia logística. As empresas participantes nessa categoria são avaliadas com base em critérios como o uso de combustíveis alternativos, implementação de tecnologias de otimização de rotas e condução eficiente, além da elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa em um cálculo final das notas. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (10/2), na matriz do Assaí, em São Paulo (SP), e reuniu as principais lideranças da empresa e representantes das marcas vencedoras.
"O atacarejo é um segmento que exige uma operação logística altamente eficiente, e isso só é possível com a colaboração dos nossos fornecedores. Com o Prêmio Log Assaí, buscamos incentivar a excelência na gestão da cadeia de suprimentos e reconhecer aqueles que contribuem diretamente para garantir a disponibilidade de produtos aos nossos milhões de clientes. A evolução constante dos critérios de avaliação reflete nosso compromisso em fortalecer essa parceria, aprimorar processos e impulsionar uma logística cada vez mais ágil, previsível e sustentável", afirma João Andrade, Diretor de Logística do Assaí Atacadista.
Para chegar aos resultados, o Prêmio Log Assaí considera a avaliação dos indicadores de No Show (percentual de entregas não realizadas), In Full (aderência entre pedido e entrega) e o Fill Rate (capacidade de atendimento integral dos pedidos), além da evolução da melhoria das rupturas de estoque. O evento também contou com a apresentação de um case de sucesso da L’Oréal, detalhando as estratégias responsáveis pelos avanços da empresa na área de sustentabilidade logística.
Em 2024, o Assaí chegou à marca de mais de 300 lojas distribuídas em todas as cinco regiões do Brasil, mais de 85 mil colaboradores e 12 CDs pelo País, com um fluxo de aproximadamente 40 milhões de clientes por mês passantes nas lojas.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia seja comprando a varejo ou a atacado. As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 85 mil colaboradores(as), sendo eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar. O Assaí é a melhor empresa de Atacado e Varejo do Melhores e Maiores 2024 da Exame e a marca mais lembrada do varejo físico e digital, segundo o Branding Brasil. A Cia é ainda o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.