Em parceria com a Auren Energia, rede arrenda três usinas solares no estado de Minas Gerais

Três usinas que fazem parte do complexo Sol de Jaíba auxiliarão o atacadista a otimizar recursos e mitigar os impactos no meio ambiente – Divulgação: Auren Energia
São Paulo, novembro de 2025 – O Assaí, a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, anuncia sua entrada no modelo de autoprodução de energia, em parceria com a Auren Energia — terceira maior geradora de energia do país e líder em comercialização no mercado livre.
Com a iniciativa, a rede busca avançar em seu projeto de descarbonização, reforçando o foco em fontes de energias limpas para o abastecimento de suas lojas. Para isso foram arrendadas três usinas solares no município de Jaíba (MG), que serão responsáveis pelo abastecimento de diversas lojas nos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal, com estimativa de chegar a cerca de um terço do parque atual de unidades. As três usinas, juntas, têm uma capacidade de produção de 36MW médios.
Esse é mais um passo da rede na eficiência da sua operação, suprindo a demanda de energia elétrica a partir de uma fonte renovável. “Estamos sempre em busca de práticas sustentáveis e novos formatos para otimizar recursos e mitigar os impactos no meio ambiente”, afirma Alexandre Araújo, Diretor Administrativo de Operações do Assaí.
Avanço na meta de redução das emissões de carbono
A entrada no modelo de autoprodução também segue em linha com a estratégia de sustentabilidade do atacadista. Um dos compromissos da Companhia na frente de meio ambiente é a redução de suas emissões de CO2 e, para isso, tem investido em diversas ações para alcançar a meta de redução em 42%, nos escopos 1 e 2, até 2030 (ano base 2021).
Atualmente, o Assaí conta com 99% das lojas comprando energia de fontes renováveis como hídrica, solar, eólica ou biomassa. Assim, o arrendamento das três usinas solares também contribuirá no avanço da meta de descarbonização. Ao longo dos cinco anos, o atacadista prevê evitar aproximadamente 86 mil toneladas de CO2.
O Assaí ainda atua em outros pilares para a redução das emissões de gases de efeito estufa em sua operação, incluindo ações como modernização de equipamentos, gestão de resíduos, combate ao desperdício de alimentos e fomento à economia circular. Além disso, a rede também vem atuando na utilização de fontes renováveis desde 2019.
"A entrada no mercado de autoprodução de energia é mais um passo importante que estamos dando dentro da nossa operação, com o uso de energia limpa, tornando-a cada vez mais eficiente. Com essa parceria com a Auren, teremos aproximadamente 1/3 do nosso parque de lojas autoproduzindo sua própria energia, usando uma fonte renovável, contribuindo na questão climática e, ainda, na redução de custos”, complementa Araújo.
A Auren Energia, com longa atuação em geração renovável e líder na comercialização de energia no país, tem ampliado seu portfólio de soluções para apoiar empresas de diferentes setores em seus compromissos ESG. Eduardo Diniz, diretor de Comercialização da Auren, ressalta que a parceria com o Assaí agrega valor e eficiência à cadeia de negócios.
“A autoprodução de energia, por meio de parcerias estratégicas, oferece benefícios como redução de custos tarifários, aumento da segurança no fornecimento e melhoria da competitividade comercial. E, além de permitir uma gestão mais eficiente do portfólio e uma previsão precisa dos custos operacionais em diferentes escalas, a iniciativa tem pleno alinhamento às demandas da sociedade pela geração de energia limpa”, afirma Diniz.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa