
São Paulo, junho de 2025 – O Assaí e a Lacta firmaram uma parceria estratégica para ativações especiais em duas unidades da rede. Em Pinheirinho, em Curitiba (PR), foi montada uma miniloja exclusiva da Lacta, enquanto na loja de João Dias, em São Paulo (SP), foi criada uma fachada temática personalizada da marca. Ambas as ações transformaram o ambiente das lojas em espaços de experiência voltados para os produtos da Lacta, demonstrando o potencial das estratégias combinadas de Trade Marketing e Retail Media para impulsionar resultados no ponto de venda. Durante o período da ativação, que aconteceu de fevereiro a abril deste ano, as vendas de chocolates da marca cresceram 15%.
A iniciativa em Curitiba contou com a miniloja exclusiva da Lacta, com fachada personalizada, stopper digital e display cenográfico em formato de ovo de Páscoa. Esses elementos físicos, posicionados na entrada e nos corredores da loja, estimularam a decisão de compra em um local com alto fluxo de clientes e forte intenção de consumo. O objetivo foi desenhar uma ação que atuasse de forma integrada em diferentes etapas da jornada do cliente: desde o aumento da lembrança de marca, com forte presença visual logo na entrada da loja, até o estímulo direto à compra, com a exposição dos produtos em espaços de alta circulação. Dessa forma, a ação combinou a construção de marca (awareness) com a conversão em vendas, aproveitando o ambiente físico como um meio de comunicação eficiente.
"Mais do que garantir presença, buscamos trazer um ambiente que potencializasse o impacto da marca e elevasse a experiência do cliente dentro do ponto de venda. A parceria com a Mondelēz combinou a criatividade das ações de Trade Marketing e Retail Media com o espaço de mídia que o Assaí oferece, mostrando como o Assaí vai além de um canal de vendas e funciona, também, como um meio de comunicação, com resultados e visibilidade em alta escala", explica Jonatas Calábria, Gerente de Marketing do Assaí Atacadista.
A frente de Retail Media do Assaí foi estruturada em 2024 e já conta com projetos ativos em 18 lojas distribuídas por estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Com cerca de 40 milhões de clientes circulando por mês em suas unidades, a rede tem investido na transformação da loja física em uma plataforma de mídia proprietária. As iniciativas incluem pórticos de LED, túneis imersivos, totens digitais e muitos outros formatos de peças na loja — sempre combinando criatividade e dados para alcançar resultados expressivos.
Além da Lacta, marcas como Dove, PepsiCo e Above já realizaram ativações dentro do portfólio de soluções de Retail Media oferecido pelo Assaí. “O Retail Media vem se consolidando como uma importante avenida de crescimento para o varejo e para os anunciantes. A ação com a Lacta mostra como a audiência em loja física pode ser um ativo valioso quando ativada com inteligência e de maneira estratégica", finaliza Calábria.