Com mais de 300 pontos já instalados, atacadista terá mais de 1000 novos self-checkouts até junho de 2025

Caixa de autoatendimento em uma das lojas do Assaí - Divulgação: Assaí Atacadista
São Paulo, maio de 2025 – Mantendo sua liderança em inovação no atacarejo, o Assaí continua transformando o setor. Até junho deste ano, a rede implementará mais de 1000 caixas de autoatendimento, formato para pagamentos de compras de até 20 itens ou 50 quilos, aprimorando ainda mais experiência do público em suas unidades.
Essa ampliação, que já está presente em mais de 70 lojas e chegará em mais de 200 unidades até o meio do ano, segue a proposta de inovação no setor, já iniciada pelo Assaí, com a instalação de serviços, até então inéditos no atacarejo, como Padaria, Cafeteria, Açougue e Empório de Frios, sempre em linha com as necessidades dos(as) mais de 40 milhões de clientes que passam pelas lojas do atacadista, por mês, em todo o Brasil.
“Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes, unindo praticidade e rapidez. Trouxemos o autoatendimento para atender às compras pequenas e de reposição, permitindo que a jornada em loja seja mais rápida, sem perder a eficiência do nosso modelo de negócio. Além disso, mantemos os caixas tradicionais para as compras maiores ou para aquelas pessoas que preferem essa opção, garantindo um atendimento adequado a todos os perfis”, afirma Anderson Castilho, Vice-presidente de Operações do Assaí.
O Assaí tem liderado várias das inovações no formato de atacarejo em benefício do cliente, mantendo foco total na eficiência operacional e sem perder sua proposta de preço baixo. “Esse trabalho passa pela avaliação contínua do atendimento. A implantação desses modelos de self-checkouts trazem agilidade ao processo de frente de caixa e reforçam nosso compromisso com a melhoria da experiência de compras em nossas lojas”, completa o executivo.
Cliente no foco do negócio
A ampliação dos self-checkouts atende, principalmente, os(as) consumidores finais que aumentaram suas compras repositoras e querem mais agilidade no processo de pagamento e saída da loja, movimento percebido pelo atacadista ao expandir suas unidades para regiões mais centrais nos últimos três anos.
Além disso, a atração e fidelização desse perfil de público, que hoje já representa 58% das vendas da Cia, também se deu por um olhar atento às necessidades dos(as) consumidores, incluindo categorias buscadas como frutas, legumes e verduras (FLV) e serviços como padaria e açougue.
E a estratégia tem dado resultados. Desde a primeira implantação desse modelo, na unidade Anhanguera (SP), em 2022, os caixas de autoatendimento já fazem parte do dia a dia dos(as) compradores(as). Diariamente, mais de 1000 clientes, por unidade, usam o self-checkout.
Com essa iniciativa, o Assaí reforça seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência de compra, proporcionando mais alternativas ao público e mantendo a essência do modelo de atacarejo, que combina preços atrativos com eficiência operacional.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).
Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.
Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa