
Evolução em movimento. Foi com esse norte que o Assaí redesenhou o atacarejo no Brasil, transformando a Companhia para atender a uma demanda do consumidor que também mudou ao longo dos anos. Nos últimos anos, a empresa acelerou transformações como a melhoria do padrão de lojas, a inclusão de serviços (açougue, padaria, adega de vinhos, cafeteria e empório de frios), o avanço da digitalização, com o aplicativo Meu Assaí (+ de 16 milhões de clientes) e parceiros para compras online, como Rappi e iFood, além de tecnologias como a ampliação dos caixas de autoatendimento – hoje já disponíveis em todas as lojas da rede capazes de receber o modelo.
Para 2026, o Assaí entra em uma nova fase desse ciclo, com foco em iniciativas que ampliam a conveniência sem abrir mão do pilar central do modelo: preço competitivo e eficiência operacional. Em um cenário de consumo mais pressionado e de transformação acelerada no varejo, o Assaí, a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, combina escala, capilaridade e conhecimento do(a) cliente para sustentar um plano que vai além da expansão de lojas.
Entre as prioridades para o próximo ano, a Companhia iniciará uma estratégia de marcas próprias tanto ao cliente pessoa física quanto ao jurídica, com foco em itens de alta relevância e penetração, buscando entregar qualidade com preço acessível. Em paralelo, iniciará o “Mundo Saúde”, com um projeto-piloto para as primeiras farmácias; e reforçará a evolução do seu ecossistema de serviços financeiros com o Assaí Pay, ampliando soluções voltadas a pequenos(as) e médios(as) negócios e a integração com o ambiente digital, movimentos alinhados ao perfil de um público e aos desafios da sociedade e da economia brasileira.
O planejamento para 2026 também reforça uma diretriz que tem guiado a Companhia: crescer com disciplina e visão de longo prazo. Enquanto avança em inovação e diversificação, o Assaí mantém o compromisso com eficiência e gestão responsável de investimentos, priorizando iniciativas com retorno consistente e capacidade de fortalecer o relacionamento com clientes. A combinação entre presença nacional, capacidade de execução e evolução contínua sustenta a visão para o futuro: seguir liderando o setor em pioneirismo e inovação, alicerçado em pessoas e tecnologia, construindo um ecossistema cada vez mais completo para atender a um cliente em constante evolução.
Sobre o Assaí
O Assaí é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa