ASSAÍ APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA 2026

Iniciativas como marcas próprias, Mundo Saúde e a ampliação do ecossistema de serviços financeiros, sustentarão o crescimento da empresa a partir do ano que vem

Companhia apresentou iniciativas de crescimento para 2026 e novos negócios para a sua operação, como produtos de marcas próprias (Divulgação/Assaí)

Companhia apresentou iniciativas de crescimento para 2026 e novos negócios para a sua operação, como produtos de marcas próprias (Divulgação/Assaí)

São Paulo, novembro de 2025 – Em evento dedicado a investidores(as) realizado nesta terça-feira (18/11), em São Paulo (SP), o Assaí, a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, apresentou seus resultados, perspectivas e um pacote de iniciativas estratégicas que marcam a próxima fase de crescimento da Companhia. Com a presença do CEO, Belmiro Gomes, e de executivos(as) de diversas áreas, a empresa anunciou três movimentos centrais: a criação de uma estratégia de marcas próprias, o desenvolvimento de um projeto-piloto para a entrada no segmento farmacêutico e a ampliação de seu ecossistema de serviços financeiros.

Durante o encontro, também foi oficializada a criação da Diretoria Executiva de Novos Negócios & Inovação, que passa a concentrar o desenvolvimento dessas novas frentes. Entre elas está o “Mundo Saúde”, que concentrará o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar. O primeiro projeto será a da criação de farmácias, inicialmente localizadas nas galerias de unidades selecionadas e, caso o projeto de lei 2.158/2023 (que autoriza a venda de medicamentos em supermercados mediante estrutura e farmacêuticos exclusivos) seja aprovado, poderá expandir essas farmácias para a área interna das lojas. O Assaí destacou ainda sua posição privilegiada no acesso ao público, com fluxo mensal de aproximadamente 40 milhões de clientes(as), segundo a NielsenIQ Homescan.

Outra iniciativa anunciada é o desenvolvimento de produtos de marcas próprias, um modelo de negócio já consolidado globalmente e que tende a ganhar adesão em cenários de maior desafio econômico. No contexto atual, em que o consumo segue pressionado e os(as) clientes estão mais predispostos(as) a buscar alternativas mais econômicas, o Assaí vê nessa frente uma oportunidade de oferecer itens de qualidade a preços mais acessíveis. A proposta é posicionar esses produtos em um meio-termo entre as marcas líderes de cada categoria e as opções de primeiro preço, assegurando a qualidade final.

Inicialmente, serão duas marcas: uma que levará o próprio nome, Assaí, com foco no(a) consumidor(a) final, e outra, Chef, que já existe e será remodelada para atender melhor às necessidades do público pessoa jurídica. O projeto terá início nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, considerando a escala da Companhia nessas regiões (mais de 150 lojas nos dois Estados), e irá privilegiar fornecedores locais considerando também as questões logísticas e tributárias que possam contribuir para um preço final menor. A iniciativa também busca fortalecer margens e ampliar a fidelização dos clientes. O portfólio dos primeiros itens está em estudo e deverão incluir itens de alta penetração e grande relevância tanto para o(a) consumidor(a) final quanto para o público PJ, que contará com embalagens e formatos maiores.

A expansão dos serviços financeiros completa o conjunto de anúncios. A Companhia criará um ecossistema integrado, com soluções voltadas a pequenos(as) e médios(as) comerciantes(as). A estratégia inclui o lançamento de uma maquininha própria para clientes(as) PJ, a ampliação da presença desse público no ecossistema digital da Companhia por meio de um novo aplicativo, o “Meu Negócio Assaí”, que será totalmente focado nas necessidades do público pessoa jurídica, além da ampliação do portfólio financeiro com uma conta digital. O Assaí também lançará um cartão de débito e a funcionalidade de cashback nas compras, pensados para ampliar a retenção de clientes(as) e reforçar a recorrência de compras. Todo o ecossistema levará o nome de Assaí Pay.

“Estamos em um momento importante da nossa trajetória. A marca própria, as farmácias e os novos serviços financeiros são movimentos que nascem a partir da transformação do consumo no Brasil e de um entendimento único que temos do cliente, que direciona todas as decisões na Companhia. Assim, mostramos que seguimos em constante evolução e na liderança da inovação no segmento, sempre norteados por pessoas e tecnologia”, reforça Belmiro Gomes, CEO do Assaí.

Nas frentes de ESG, a Companhia anunciou o novo ciclo de planejamento estratégico do Instituto Assaí, que contará com uma visão 2026–2030 ancorada no propósito “Um Brasil Bem Alimentado”. O Instituto atuará no fortalecimento de iniciativas de apoio à segurança alimentar do país e será um impulsionador de soluções que ampliem a segurança alimentar, impulsionem o empreendedorismo e desenvolvam comunidades, por meio de parcerias e da integração de esforços entre órgãos públicos e privados. Além disso, a Companhia atingiu a marca de mais de 90 mil colaboradores(as), dos (as) quais 45,7% da alta liderança é composta por pessoas negras e 25,3% por mulheres. A Companhia também alcançou o percentual de mais de 13% de sua força de trabalho composta por pessoas 50+. Em eficiência energética, a Cia atingiu o marco de mais 99% das lojas sendo abastecidas por energia a partir de fontes renováveis.

Ao final do evento, a empresa destacou que as primeiras entregas dessas iniciativas devem ocorrer já entre o primeiro e o segundo trimestres de 2026, marcando o início de uma nova fase na consolidação de um ecossistema mais completo e diversificado para clientes pessoa física e jurídica. Além disso, a Companhia reforçou seu compromisso financeiro: como parte de sua estratégia de continuidade na disciplina financeira e foco na redução da alavancagem, optou por postergar determinados projetos de expansão previstos para o ano de 2026. Sendo assim, a previsão é de abertura de cerca de dez lojas no ano e de redução do investimento para aproximadamente R$ 700 milhões em 2026.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa

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