Faturamento de R$ 21 bilhões representou crescimento de 7,2%; Cia já conta com 224 lojas com caixas de autoatendimento

Caixas de autoatendimento aprimoram a experiência do cliente e já estão disponíveis em mais de 70% do parque de unidades da rede | Assaí/Divulgação
São Paulo, agosto de 2025 – O Assaí Atacadista, a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, reportou os resultados financeiros do 2º trimestre deste ano com crescimento de lucro e rentabilidade, ampliação de serviços nas lojas e na diversidade de sua liderança. O faturamento chegou a R$ 21 bilhões (+7,2% vs. 2º trimestre de 2024), puxado principalmente pelo bom desempenho do parque de lojas convertidas de hipermercados, que segue em processo de maturação. O lucro líquido atingiu R$ 219 milhões (pós-IFRS16), alta de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do semestre, o lucro foi de R$ 336 milhões (+83,6% vs. 1º semestre de 2024 - pós-IFRS16). O EBITDA Pré-IFRS16 ajustado somou R$ 1,1 bilhão (+11,8%), com margem de 5,7%. Este é o melhor resultado para um segundo trimestre desde 2021, reforçando os ganhos de rentabilidade da Companhia.
“O resultado mostra que seguimos focados em crescer com disciplina e reduzir a alavancagem. Além disso, no trimestre, fomos reconhecidos como a marca mais valiosa do varejo alimentar no Brasil por três importantes rankings nacionais (Interbrand, Brand Finance, TW20+InfoMoney). Esse reconhecimento histórico reflete a força do Assaí e reforça nossa liderança”, avaliou o CEO Belmiro Gomes.
Com foco em eficiência, o Assaí também avançou na gestão de custos. Mesmo com a ampliação dos serviços nas lojas – hoje, 224 unidades contam com caixas de autoatendimento, um forte avanço já que no mesmo período de 2024, apenas sete lojas contavam com o serviço –, as despesas seguiram sob controle. Isso contribuiu para o ganho de margem e para a geração de R$ 2,7 bilhões em caixa livre nos últimos 12 meses. A alavancagem (representada pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado) caiu para 3,17x, reforçando o compromisso da Companhia com uma operação financeiramente sustentável.
No campo ESG, o trimestre também foi positivo. O Assaí avançou na inclusão social, com aumento da diversidade na liderança: 46,7% de pessoas negras ocupam hoje cargos de alta liderança. A empresa também foi reconhecida, pelo 4º ano consecutivo, como a melhor do varejo alimentar para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW). Além disso, o Assaí também atualizou a sua meta de emissões de gases de efeito estuda (GEE), que agora é alinhada à metodologia Science Based Targets Initiative (SBTi), para reduzir em 42% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030, considerando o parque de lojas do ano-base 2021.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor companhia de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame); a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 88 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa