Compartilhe

Brasil perde posições em ranking internacional de competitividade

O Brasil caiu três posições no Índice de Competitividade Mundial 2014 (World Competitiveness Yearbook), ficando em 54º na lista composta por 60 países. Atualmente, o Brasil está à frente apenas da Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela. Entre os anos de 2010 e 2013, o país saiu da 38ª posição para a 51ª. Os dados são do do International Institute for Management Development (IMD), uma das principais escolas de negócios do mundo, e que contou com a colaboração da Fundação Dom Cabral para coletar os dados no Brasil.

O estudo tem como objetivo avaliar as condições oferecidas pelos países para que as empresas tenham sucesso nacional e internacionalmente. Para ser considerado competitivo, um país precisa registrar bom desempenho econômico, boa infraestrutura e governos e empresas eficientes.

Apesar de ser a sétima maior economia global e atrair investimentos estrangeiros, o Brasil não consegue sustentar seu crescimento, indica o índice, problema atribuído principalmente ao seu complexo sistema regulatório e legislação trabalhista. Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, responsável pela coleta de dados no Brasil, a não implementação de investimentos em infraestrutura e os problemas relacionados ao fornecimento de energia (disponibilidade e altas tarifas) foram fatores decisivos para a queda da competitividade.

A pesquisa também considera as opiniões de executivos sobre a economia brasileira, um dos itens que contribuiu para o resultado negativo deste ano. Conforme Arruda, atualmente a percepção da comunidade empresarial está negativa. Além disso, como o governo e o setor privado mantiveram o foco no mercado interno este ano, o Brasil teve uma baixa participação no comércio internacional, o que também contribuiu para o desempenho negativo no ranking.

Você também pode gostar

mulher negra feliz entregando um alimento para outra pessoa-Relatório Anual 2025-Instituto Assaí

Relatório Anual 2025: confira os resultados do Instituto Assaí

Mais de 6,4 milhões de refeições doadas e mais de 1,2 milhão de pessoas beneficiadas em 2025! Conheça as iniciativas...

pessoas caracterizadas com as cores da bandeira do Brasil em um bar brindando-camarote vip-Assaí Atacadista

Como criar um "Camarote VIP" no seu bar para os dias de jogo

Seu bar, lanchonete ou restaurante pode ganhar mais dinheiro nos dias de jogo! Saiba como fazer uma área de camarote...

costelinha de milho temperada em um prato rústico acompanhada de ervas e limão-receitas com milho-Assaí Atacadista

3 receitas com milho para curtir na folia ou assistindo futebol

Aprenda receitas com milho deliciosas para servir no arraiá de São João, acompanhando o mundial de futebol ou em...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!