Compartilhe

Empreendedorismo cresce no Brasil, mas inovação ainda é baixa

Com 45 milhões de empreendedores, a taxa de empreendedorismo geral no Brasil chega a 34% e coloca o país como o terceiro do mundo no ranking de empreendedores. É a maior taxa já registrada.

Outro índice positivo do setor, de acordo com dados revelados pelo Sebrae, a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostra que a cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio no Brasil, 71 são motivados por uma oportunidade de negócios e não pela necessidade. De acordo com Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, esse é o melhor índice já registrado desde o início da pesquisa, há 12 anos. “Em 2002, apenas 42% das pessoas abria uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto as demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrar alternativas no mercado de trabalho”, analisa.

Apesar de o país ter melhorado seus indicadores gerais de empreendedorismo, o Brasil ainda amarga a última posição no quesito inovação em um ranking que analisou 44 países. Elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o levantamento mostra que apenas 6% dos empreendedores brasileiros estão investindo para oferecer inovação em produtos ou serviços, atrás de nações como Argentina (29%), México (22%) e Uganda (12%). Fatores como a burocracia, a falta de mão de obra qualificada e elevados tributos e custos de produção foram apontados como algumas das principais dificuldades, segundo os empresários brasileiros. No topo da lista dos países mais inovadores estão Chile (54,6%), Dinamarca (46%), África do Sul (40%) e Colômbia, com um porcentual de 38,2%.

No mesmo quesito, considerando dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2014, nota-se que das empresas estabelecidas no país há mais de 3,5 anos, apenas 1,4% considera oferecer produtos inovadores

Você também pode
gostar de:

quitutes de páscoa em uma bancada-cardápio de páscoa-Assaí Atacadista

Ideias de pratos para um cardápio de Páscoa saboroso e econômico

Crie um cardápio de Páscoa que cabe no bolso da clientela e faça sucesso com seu negócio alimentício nesse período...

pessoas com os braços levantados se divertindo em um show - festivais musicais - Assaí Atacadista

Comerciante, aprenda a aproveitar os festivais para vender mais

Saiba como os festivais musicais e culturais podem impulsionar o faturamento do seu negócio com as dicas que o Assaí...

Embalagem e ovo de páscoa em fatias-renda extra para páscoa-Assaí Atacadista-BWB Embalagens

Ovos em fatia: nova oportunidade de renda extra para a Páscoa

Descubra como usar a trend do momento para conseguir uma renda extra na Páscoa e faturar inovando no seu negócio com...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!